Arthur Lira anuncia acordo sobre o PL Antiaborto ao lado de líderes partidários e de bancadas.| Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Após um acordo entre líderes partidários e de bancadas, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, anunciou que ficará para o segundo semestre a votação do projeto que equipara o aborto acima de 22 semanas ao crime de homicídio. Diante das polêmicas sobre a proposta, Lira defendeu o adiamento para garantir um “amplo debate”.

Publicidade

Parecer ideológico. O Conselho Federal da OAB produziu um parecer classificando como inconstitucional o PL Antiaborto. Para juristas ouvidos pela Gazeta, o texto é ideológico e enganoso.

Riscos à liberdade de expressão. Com as novas resoluções publicadas pelo TSE, cidades onde não há imprensa podem ter a liberdade de expressão ameaçada. É o que aponta um estudo.

Política, Economia e Mundo

A “prova de fogo” do Banco Central. O Copom anuncia nesta quarta (19) a nova taxa de juros. Entenda por que a decisão representa uma “prova de fogo” sobre a autonomia do Banco Central.

Seis meses de Milei. Javier Milei completou seis meses à frente da presidência da Argentina. Da aprovação da Lei de Bases à queda da inflação, confira um balanço da nova gestão.

Giro pelo mundo. A poucas semanas das eleições parlamentares do Reino Unido, a surpresa é a ascensão do populista Nigel Farage. Nos EUA, as gafes de Joe Biden geram discussões até entre aliados.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Opinião da Gazeta

A banalização do “ataque ao Estado de Direito”. A invasão de prédios e plenários legislativos como forma de protesto para impedir votações sobre temas controversos é expediente adotado há muito tempo, em vários locais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Impedir o funcionamento das instituições, como ocorre nas tentativas de interromper ou cancelar sessões legislativas, não é algo aceitável em uma democracia, nem mesmo sob o mais nobre dos pretextos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Petróleo. Nova presidente da Petrobras conta com Lula para superar Ibama e explorar “novo pré-sal”

Publicidade

Impasse mediado pelo STF. Senado assume tarefa de compensar desoneração da folha e governo perde protagonismo

Eleições 2024. Sem vice, PP pressiona Nunes por mais participação na prefeitura de São Paulo

Dê sua opinião. Felipe Neto quer proibir religiosos em cargo político. Concorda? Responda na enquete

Colunas e artigos

A tensão entre Estado e Igreja Católica no México. A história do México é marcada por conflitos entre a Igreja Católica e o Estado. Artigo de André Luiz Corrêa explica as raízes dessa relação tensa.

Paulo Polzonoff Jr. diz por que, filho da democracia violentada, o verdadeiro monstro é Lula.

Publicidade

Marcio Antonio Campos destaca a coragem da CNBB ao defender o projeto que equipara aborto tardio a homicídio.

Para inspirar e alegrar

Mantendo o hálito fresco. O hálito pode afetar as interações com outras pessoas, por isso é importante mantê-lo sempre fresco. Como? Seguindo essas dicas.