Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Em uma manobra que surpreendeu a oposição, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, retirou da Comissão de Constituição e Justiça o PL da Anistia. Às vésperas da votação na CCJ, ele anunciou a criação de uma comissão especial para discutir o projeto. A estratégia é atrair o apoio do PT a Hugo Motta, candidato à sucessão de Lira. Saiba o que rolou nos bastidores.
Para onde vai o PSD. Maior vencedor das eleições municipais, o PSD deve sofrer assédio governista, mas também pressão para tomar um caminho mais independente do PT.
Racha no PT. Se o PT já tinha suas divisões, o fiasco nas eleições municipais e a busca por palanques para Lula agravaram ainda mais a situação. Entenda o racha no partido.
Política, Economia e Mundo
A direita rumo a 2026. Tido como presidenciável, o paranaense Ratinho Júnior liderou o domínio estadual entre governadores de direita. Sobre 2026, Fabio Wajngarten diz que “a direita semeou e vai colher”.
Mendes anula decisões contra José Dirceu. O ministro Gilmar Mendes anulou as decisões da Lava Jato que condenaram o petista José Dirceu. Um estudioso americano cita problemas e diz que o STF “foi longe demais”.
Giro pelo mundo. O FBI investiga a destruição de cédulas eleitorais no noroeste dos Estados Unidos. Entre dúvidas e insatisfação, a China esfriou as relações com Cuba e Nicarágua.
Opinião da Gazeta
José Dirceu, ficha-limpa. O STF está empenhado em limpar as fichas dos condenados da Lava Jato. Agora foi a vez de José Dirceu. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Que José Dirceu acabasse na lista dos contemplados era questão de tempo, e foi o que Gilmar Mendes fez ao insistir na fantasia do “conluio” entre juiz e Ministério Público, e afirmar que os processos contra Dirceu eram uma espécie de ensaio para conseguir pegar Lula mais à frente.
O que mais você precisa saber hoje
Retomada das atividades. Briga por controle de verbas públicas deve dominar a pauta do Congresso após eleições
Comércio internacional. Após discriminar soja brasileira, Danone vira alvo de ameaças de boicote
Geração distribuída. Energia solar por assinatura avança rápido, mas TCU suspeita de irregularidades; entenda
Incerteza fiscal. Haddad diz que não há prazo para corte de gastos e dólar atinge maior valor desde 2021
Colunas e artigos
Da Blockbuster à Netflix. Há pouco mais dez anos assistíamos à derrocada da rede de videolocadoras Blockbuster e a rápida ascensão da Netflix. Em seu artigo, John T. Dalton diz o que esse caso tem a nos ensinar.
Lorenzo Carrasco fala da “drenagem cerebral” dos ambientalistas no Pantanal.
Jocelaine Santos mostra que o STF não respeita nem os direitos dos deputados – imagine os nossos.
Para inspirar e alegrar
Onde as pessoas vivem mais. “Zonas azuis” é como são chamadas as regiões em que há muitos casos de longevidade. Conheça cinco delas, onde estão as pessoas mais longevas do planeta.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares