• Carregando...
Arthur Lira não pautou projetos de interesse do governo na Câmara.
Arthur Lira não pautou projetos de interesse do governo na Câmara.| Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A volta dos trabalhos na Câmara dos Deputados não começou da maneira que o presidente Lula esperava. O novo arcabouço fiscal e outras matérias de interesse do governo acabaram não entrando sendo incluídas na pauta de votações pelo presidente da Casa, Arthur Lira. O principal motivo é a indefinição em torno dos ministérios que serão entregues ao centrão.

“Olho por olho”. Um projeto em tramitação no Congresso prevê critérios “olho por olho” contra medidas protecionistas europeias. Entenda a Lei da Reciprocidade Ambiental.

Punição a manifestantes. Encabeçado pelo ministro Flávio Dino, o projeto que endurece penas contra manifestantes não deve ser bem recebido no Congresso. Saiba por quê.

Política, Economia e Mundo

Zanin chega ao STF. Tomou posse nesta quinta (3) o mais novo ministro do STF, Cristiano Zanin, indicado por Lula. Saiba como foi a cerimônia de posse e o que esperar da atuação dele.

A multa a Monark. Multado em R$ 300 mil por Alexandre de Moraes, o influenciador Monark não violou uma única lei, segundo juristas. A decisão foi criticada também pelo jornalista Glenn Greenwald.

Giro pelo mundo. O filho de Gustavo Petro afirmou que campanha do presidente colombiano recebeu dinheiro do tráfico. Conheça os casos de chineses influentes que desapareceram misteriosamente.

Opinião da Gazeta

Queda dos juros não veio pela gritaria de Lula. Pelo placar mais apertado possível, de 5 votos a 4, o Copom do Banco Central escolheu que a redução da taxa Selic será de meio ponto porcentual. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É preciso deixar muito claro que, se a redução dos juros é uma vitória por seus efeitos positivos, esta vitória é muito mais de Campos Neto que de Lula. Foi a estratégia aplicada pelo Copom e mantida mesmo durante a sequência ininterrupta de críticas lulistas a responsável por criar as condições para a redução da Selic.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Processos judiciais. Interrogatório padronizado dos presos de 8 de janeiro restringe defesa e sugere motivação política

Tráfico de drogas. Polícia prende, justiça solta: dos 13 presos em operação da Cracolândia, 11 estão soltos

Ciência. Genética confirma: diagnóstico de autismo empregado na psiquiatria é amplo demais

Inteligência artificial. Ferramenta de IA da Google para escrever notícias pode diminuir confiança na imprensa

Colunas e artigos

Interferência esquerdista na energia. A história da produção de petróleo é o tema do livro do magnata Harold Hamm. Artigo de Diana Furchtgott-Roth analisa a obra, que critica a interferência da esquerda na política energética.

Deltan Dallagnol questiona: reação da polícia à morte de policial é desproporcional?

J.R. Guzzo diz por que Campos Neto é o melhor gestor público do Brasil e isso é insuportável para Lula.

Para inspirar

Do campo para o metaverso. O plantio e a produção de alimentos vêm encontrando importantes avanços no mundo virtual. Saiba como o metaverso está ajudando o agronegócio.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]