Bom dia!
A Gazeta do Povo tem um novo colunista! Flávio Gordon, que é autor do livro “A Corrupção da Inteligência”, prometeu dar ênfase ao fundamento cultural da política em seu blog:
Assim desgostoso com o presente estado de coisas, e projetando a sua corrupção interior no mundo, o intelectual começa a regatear a própria inteligência, em tese o seu maior patrimônio, nas feiras e mercados da ideologia.
Fila de espera
A qualquer momento, a partir de hoje, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) poderá julgar os embargos de declaração propostos pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) contra o julgamento que aumentou a sua pena no caso do tríplex no Guarujá.
O Partido dos Trabalhadores, inclusive, já espera a prisão do ex-presidente antes da Páscoa e está apostando na mobilização da sua militância para, como disse a senadora pelo Paraná, Gleisi Hoffmann (PT-PR) ir “até as últimas consequências”.
As bravatas de Gleisi
Comentando as recentes declarações da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o Editorial da Gazeta do Povo bateu o martelo:
Gleisi voltou a dizer que “a militância do nosso partido e os movimentos que sempre lutaram ao nosso lado não vão aceitar isso pacificamente”. Ora, se não vão “aceitar isso pacificamente”, que outra alternativa há? Especialmente significativa é a menção aos “movimentos que sempre lutaram ao nosso lado” – esses, sim, conhecidos por recorrer frequentemente à violência. Estaria aí a senha? O PT, formalmente, não incentivará quebra-quebra, mas também não condenará os “movimentos sociais” que resolverem partir para a ignorância?
[Você pode receber nossos editoriais em áudio pelo WhatsApp. Para isso, clique aqui para adicionar o nosso contato (05541999573379) na sua agenda. Depois nos mande uma mensagem com a palavra EDITORIAL. Pronto! Você receberá nossos editoriais de segunda a sexta-feira.]
Do lado de lá
Com o fim do seu mandato e denunciado na Operação Jato, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) tem um plano para se manter na política e com foro privilegiado: fazer o governador de Minas e se eleger deputado federal.
Por corrupção e lavagem de dinheiro
Ontem, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) tornou-se o primeiro réu no Supremo Tribunal Federal em investigação decorrente da delação de Cláudio Melo Filho, ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht.
A Carta de Alagoas
É um documento que, assinado pelos presidentes dos tribunais estaduais, manifesta a posição contrária dos juízes estaduais à paralisação da magistratura federal.
Acabou!
E por falar em greve, os funcionários dos Correios encerraram a sua greve após uma derrota na Justiça do Trabalho.
Um olho no peixe...
O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil está estudando a implantação de uma nova modalidade de concessão das estradas. É bom ficar de olho no gato.
Ele não é João Paulo II
Cabo eleitoral de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), o general Augusto Heleno, em entrevista à Gazeta do Povo, saiu em defesa do seu candidato ao Palácio do Planalto.
Aposentadoria?
Saiba como fazer para viver de renda após os 65 anos.
Prejuízo de R$ 1 bilhão
Diante da crise por que passam os Correios, o seu presidente, Guilherme Campos, defendeu que os comuns atrasos e extravios de encomendas seriam culpa das lojas chinesas. Segundo ele, os Correios acabam subsidiando os fornecedores da China.
No carrinho de compras
Ricardo Amorim explicou como o crescimento do consumo das famílias em supermercados no Brasil sinaliza a recuperação econômica do país.
Expedição Safra no RS
O terceiro seminário da Expedição Safra 2017/18 em Cruz Alta discutiu como o Brasil aumentou em quase 200% a produção de grãos em 20 anos.
Mercado à vista
Tatiana Palermo defendeu que o Brasil deveria considerar o aumento da produção da mais saudável proteína animal: os peixes, os mariscos, os crustáceos e as algas de cultivo.
Outra perspectiva
Há muitas especulações sobre um possível envolvimento do Kremlin na tentativa de assassinato do ex-oficial de inteligência Sergei Skripal e sua filha Yulia no Reino Unido. Em seu texto, Fred Weir averiguou se há razões para acreditar que Vladimir Putin teria interesse na morte do ex-oficial e apontou outros possíveis responsáveis pelo atentado.
Na Cidade do Vaticano
Perplexidade, para Robert Rautmann, é a palavra que resume o pontificado do Papa Francisco que, ontem, completou cinco anos.
Nos Estados Unidos
Por considerá-lo muito ligado ao “establishment”, o Presidente Donald Trump demitiu o secretário de Estado, Rex Tillerson, e o substituiu pelo diretor da CIA (Central Intelligence Agency), Mike Pompeo.
Já a diretoria da CIA será ocupada por Gina Haspel que pode ser a primeira mulher a comandar a agência de inteligência, caso o nome dela seja confirmado. Sobre a escolha de Haspel, Rodrigo Constantino comentou: “Trump, o “machista misógino”, aponta a primeira mulher para comandar a CIA”.
Pelos inocentes
Você sabia que o Innocence Project, um grupo de advogados voluntários, já está atuando no Brasil e já tem uma vitória? Confira essa história:
É um cenário preocupante na medida em que a população carcerária cresce no país – hoje são mais de 726 mil pessoas com alguma restrição de liberdade no país, cerca de 40% delas presas à espera de julgamento. O Innocence Project Brasil quer esvaziar as celas. Do jeito correto: tirando quem não deveria estar lá. Desse montante carcerário é impossível levantar estatisticamente quantas pessoas são inocentes.
No Sínteses
Miguel Nagib, coordenador do movimento Escola sem Partido, defendeu o projeto que, segundo ele, não é compreendido pelos seus opositores. Já Luís Felipe Machado de Genaro, professor e historiador, deixou claro que acredita que o Escola Sem Partido é uma ameaça à democracia e à emancipação popular.
Com estilo demolidor
Bem Shapiro é um jovem conservador norte-americano que está combatendo o consenso de esquerda nas universidades.
Os sinais da amizade
O Sempre Família analisou cinco situações da vida adulta que revelam quem é seu amigo de verdade.
Operação 14 Bis
Na manhã de ontem, foram cumpridos 45 mandados relacionados à Operação 14 Bis, que investiga fraudes em licitações e contratos no Campus Cornélio Procópio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-CP).
Um novo caminho
Não deixe de conhecer os projetos-modelo no Paraná que têm o objetivo de ressocializar os presos por meio do trabalho.
E um novo hospital
O Erastinho, primeiro hospital voltado para o tratamento do câncer infantil na região sul do Brasil, começará a ser construído em maio.
Um bom dia!