Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para as 10h45 desta sexta-feira (9) o anúncio dos primeiros ministros do seu governo. A expectativa é de que sejam anunciados seis nomes, entre eles o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad na Fazenda e o ex-ministro do TCU José Múcio Monteiro na Defesa. São representantes da chamada “cota pessoal”, escolhidos de confiança e blindados da disputa entre os partidos aliados. Saiba como estão as negociações para as outras pastas.
Relação com os EUA. O encontro de Lula com Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, deu indícios de quais serão as pautas prioritárias do petista com o governo de Joe Biden. Entre elas, o isolamento de Donald Trump e a aproximação com a Venezuela.
Fechando as contas. Já o governo de Jair Bolsonaro (PL) trabalha para conseguir fechar as contas. A ajuda pode estar na PEC fura-teto, desenhada pelo governo Lula, e em uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Entenda.
Copa do Mundo 2022
É dia de Brasil. Brasil e Croácia abrem nesta sexta, ao meio-dia, os confrontos das quartas de final da Copa do Catar. No último treino para a partida, o técnico Tite fechou a atividade para a imprensa e escondeu a escalação.
Política, Economia e Mundo
Uso político do STF. Em um parecer enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do chamado “inquérito das milícias digitais”, a Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou que pedidos da oposição possuem ilegalidades e representam tentativas de uso político das investigações.
Crise no Peru. A Justiça peruana determinou que Pedro Castillo, presidente destituído após uma tentativa de golpe, permaneça por sete dias em prisão provisória. Após o episódio, antigos apoiadores brasileiros de esquerda tentam se afastar do golpista.
Giro pelo mundo. O regime do Irã promoveu a primeira execução relacionada à onda de protestos iniciados no país em setembro devido à morte de uma jovem. Na Coreia do Norte, a escalada armamentista do país vem sendo financiada com dinheiro sujo.
Opinião da Gazeta
A incerteza e a taxa de juros. Já era esperado que o Banco Central mantivesse a taxa básica de juros, nos atuais 13,75%. Porém, não há clareza a respeito do futuro da já debilitada saúde fiscal do país. Essa incerteza é tão grande que está afetando até mesmo o horizonte de médio prazo no qual se julgava ser possível o início de um novo ciclo de queda dos juros. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
As promessas do vice Geraldo Alckmin de nada servem quando todas as perspectivas apontam para uma política expansionista que tem tudo para debilitar uma economia que se recuperou este ano, mas que já teria problemas em 2023 mesmo sem o cheque de centenas de bilhões de reais que Lula quer e está conseguindo.
O que mais você precisa saber hoje
Alimentos e energia. Seleção canarinho verde? Como mostrar que nosso agro é o mais sustentável do mundo
Após bloqueios. Ministro diz que bolsas da Capes serão pagas até dia 13 e anuncia repasse de R$ 460 milhões ao MEC
Valores a receber. BC tem R$ 4,6 bilhões esquecido em bancos, mas não há prazo para novos saques do SVR
Escalada de crimes. O plano frustrado da progressista São Francisco armar sua polícia com robôs assassinos
Colunas e artigos
J.R. Guzzo mostra que, com a PEC da gastança, o que era irresponsável vira “necessário”, só para favorecer Lula.
Luís Ernesto Lacombe explica como Alexandre de Moraes vive em curto-circuito permanente.
Para inspirar
O maior nome da arte sacra. Aos 68 anos, o esloveno Marko Ivan Rupnik é considerado o maior nome da arte sacra contemporânea. No Brasil, ele assina os mosaicos gigantes do Santuário de Aparecida. Em entrevista exclusiva, ele fala sobre arte, arquitetura, modernidade e espiritualidade.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!