• Carregando...
carta pró-democracia
Carta em favor da democracia será lida no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo| Foto: Divulgação/USP

Depois de outros candidatos à Presidência, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a “Carta aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), durante reunião com membros da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), criticou outra carta em defesa da democracia, encabeçada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Veja o que disse Bolsonaro.

Advogados de direita. Um grupo de 11 advogados de direita se reuniu com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, para pedir o fim da censura aos críticos das urnas. Conheça ainda os juristas que lançaram um manifesto pelas liberdades individuais.

TSE barra militares. O TSE anunciou a exclusão de um coronel do Exército do grupo de fiscalização do processo eleitoral sob acusação de disseminar notícias falsas. O tribunal ainda negou um pedido dos militares para acessar dados de eleições passadas. Entenda por quê.

Política, Economia e Mundo

Disputa pela Presidência. Pesquisa BTG/FSB divulgada nesta segunda (8) mostra que o otimismo econômico reduziu a rejeição de Bolsonaro. O crescimento do presidente com o Auxílio Brasil de R$ 600 preocupa Lula. E saiba em qual estado PT e PL farão parte da mesma chapa.

Tabela do Imposto de Renda. Promessa de campanha em 2018, a atualização da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física não se concretizou. O presidente Jair Bolsonaro promete a correção para o ano que vem. Você sabe quanto já perdeu com a tabela desatualizada? A gente conta.

Giro pelo mundo. Ré em caso de corrupção, a vice-presidente argentina Cristina Kirchner acusou de conluio o promotor e um dos juízes do caso. Entenda como os Estados Unidos aproveitam a guerra na Ucrânia para afastar ainda mais a Europa da Rússia e da China.

Opinião da Gazeta

Esquerda não quer reforma agrária. O candidato do PT ao governo do Paraná, Roberto Requião, exortou ex-sem-terra a recusar os títulos de propriedade de terras que vêm sendo concedidos pelo governo federal dentro do processo de reforma agrária. Tudo para que esses assentados continuem dependentes do Movimento dos Sem-Terra. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Para que não fique dúvida alguma de que o que menos interessa ao MST e aos partidos de esquerda é o bem-estar dos sem-terra e dos assentados, a entidade chegou a manifestar a intenção de ir até o Supremo Tribunal Federal para impedir o prosseguimento das titulações.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Força-tarefa. TCU julga nesta terça gastos da Lava Jato e mira Deltan e Janot; entenda o caso

Os primeiros. Debates nos três maiores estados mostram influência de Bolsonaro e Lula nas disputas locais

Ômicron. Cresce reinfecção por Covid-19: o que você precisa saber

Saúde emocional. Mesmo pequenos fatores estressores podem trazer danos ao corpo humano; entenda

Colunas e artigos

Cristianismo sob ataque. Uma perseguição virulenta aos cristãos está ocorrendo não muito longe das costas americanas, com mínima atenção global. Artigo de Kurt Gmunder e Mike Gonzalez mostra como isso se tornou realidade na ditadura de Daniel Ortega, na Nicarágua.

J.R. Guzzo mostra mais um desejo da turma que não odeia: tocar fogo no Palácio do Planalto.

Guilherme Fiuza comenta o legado de Jô Soares.

Para inspirar

Tecnologia e casamento. Em meio a todos os benefícios da tecnologia, evitar que dispositivos como celulares e tablets suguem completamente nossa atenção é um desafio também para o casamento. O Sempre Família apresenta três dicas para tornar isso possível.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]