Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
A dois dias do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) fazem nesta sexta-feira (28), na TV Globo, o último debate da campanha eleitoral de 2022. O programa vai ao ar às 21h30 e terá aproximadamente duas horas de duração. Será apenas o segundo debate do 2º turno, uma vez que Lula se dispôs a participar apenas do que foi promovido pela TV Bandeirantes, recusando outros dois convites. Confira as estratégias de Lula e de Bolsonaro para esta noite.
Política fiscal e aliados. Lula divulgou nesta quinta (27) uma carta na qual se compromete com uma “política fiscal responsável”. Na reta final, aliados como Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e Simone Tebet ganharam papéis estratégicos na campanha petista.
Novas promessas e economia. Na campanha de Bolsonaro, ganham destaque promessas como o “zap da saúde” e o perdão de dívidas. Além disso, o presidente aposta em medidas econômicas. Saiba quais.
Política, Economia e Mundo
Caso das inserções 1. O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, rejeitou um pedido para apurar suposto crime de prevaricação por parte do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, por não investigar a denúncia sobre inserções em rádios. Entenda como funciona a propaganda no rádio.
Caso das inserções 2. Diante das denúncias envolvendo a propaganda eleitoral, cogitou-se a possibilidade de pedir o adiamento do segundo turno. Porém, a ideia é considerada inviável. Há outros desdobramentos judiciais possíveis para o caso, saiba quais.
Giro pelo mundo. O presidente da França, Emmanuel Macron, condicionou a ajuda a outros países à expulsão de imigrantes ilegais. Na Argentina, com a inflação prevista de 100%, a população está preferindo gastar imediatamente a guardar o dinheiro.
Opinião da Gazeta
TSE e o “radiolão”: dois pesos e duas medidas. A resposta do presidente do TSE, Alexandre de Moraes à denúncia feita pela coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) não deixa dúvida alguma de que a corte está, efetivamente, contribuindo para desequilibrar a disputa eleitoral, tratando de forma diametralmente oposta as demandas judiciais de ambos os candidatos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O que mais chama a atenção é que Moraes, além de pura e simplesmente descartar a denúncia, já deixou clara sua presunção-quase-certeza de que Bolsonaro agiu com má intenção. Mas como comprovar a eventual má-fé quando não se tenta averiguar a veracidade das alegações da campanha de Bolsonaro?
O que mais você precisa saber hoje
Disputa estadual. Como foi o último debate entre Tarcísio e Haddad em São Paulo
PIB. Qual foi o crescimento das economias do Brasil e de outros países nos últimos anos
Perseguição. Servidor perde cargo na DPU por criticar beijo gay em revista em quadrinhos
Perfil. Estudante limitado, influenciado pelo stalinismo e pelo maoísmo, Pol Pot destruiu o Camboja
Colunas e artigos
Homens jovens não estão fazendo sexo. Homens jovens estão fazendo menos sexo. O fenômeno intrigou especialistas e botou vários deles para procurar respostas. Artigo de Marjorie Jackson indica duas razões pelas quais isso estaria acontecendo.
J.R. Guzzo diz que, diante de uma trapaça gigante, a resposta do TSE foi a mais suspeita possível.
Luís Ernesto Lacombe fala da última chamada para o segundo turno.
Para inspirar
Mudança de hábitos contra o câncer. O câncer de mama ocupa o primeiro lugar entre as causas de morte por câncer na população feminina. Mas esse índice pode ser reduzido apenas com a mudança de hábitos de vida. Saiba como isso é possível.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião