Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Pode faltar arroz no Brasil?

Lula demite presidente da Petrobras. Barroso associa redes à extrema-direita. Novas propostas para ajudar o RS

Jean-Paul Prates foi demitido da presidência da Petrobras. (Foto: Pedro França/Agência Senado.)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi demitido pelo presidente Lula na noite desta terça (14). Titular da função desde o início do governo, ele vinha manifestando publicamente divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Quem deve assumir o cargo é Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) na gestão Dilma Roussef. Confira os detalhes da demissão.

Novo ministério. Um ministério extraordinário deve ser criado para coordenar as ações de enfrentamento à crise no Rio Grande do Sul. Quem vai comandá-lo é Paulo Pimenta.

Arroz garantido. Apesar do alarme do governo federal, que autorizou a importação de arroz, produtores garantem que não há risco de faltar o produto. Saiba mais.

Política, Economia e Mundo

Censura nas redes sociais. Presidente do STF, Luís Roberto Barroso afirmou que parte das redes sociais estão articuladas com a extrema-direita. Um colunista da Gazeta teve uma publicação excluída do LinkedIn por “desinformação”.

Os diferentes auxílios ao RS. Apesar da redução na verba para Defesa, militares seguem atuando em socorro a catástrofes. Tributaristas defendem que se permita a doação do Imposto de Renda para ajudar o RS.

Giro pelo mundo. Um relatório aponta a mobilização “pré-guerra” da Venezuela na fronteira com a Guiana. No Canadá, uma lei apoiada pelo governo pode minar a liberdade de expressão.

Opinião da Gazeta

Ata do Copom tranquiliza ao explicar divergência. O Copom tranquilizou o mercado financeiro em relação à divergência vista na decisão de reduzir a Selic em 0,25 ponto porcentual. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Foi sintomático o fato de o Copom não ter se comprometido com nenhum tipo de sinalização sobre a próxima reunião, em junho, preferindo aguardar um “novo conjunto de informação” para “calibrar a trajetória do instrumento de política monetária da forma apropriada”.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Um PlayStation no socialismo? Um marxista tentou explicar como o famoso videogame PlayStation existiria no socialismo. E falhou miseravelmente, como mostra o artigo de Jon Miltimore.

Marcio Antonio Campos mostra que, na Teologia da Liberação, o problema não são os cabelos brancos, mas as cabeças ocas.

Para inspirar e alegrar

Do imprescindível ao dispensável. O que é imprescindível num projeto residencial? Muita coisa mudou nos últimos anos e, por isso, listamos cinco elementos que hoje se tornaram dispensáveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.