Jean-Paul Prates foi demitido da presidência da Petrobras.| Foto: Pedro França/Agência Senado.
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi demitido pelo presidente Lula na noite desta terça (14). Titular da função desde o início do governo, ele vinha manifestando publicamente divergências com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Quem deve assumir o cargo é Magda Chambriard, que foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) na gestão Dilma Roussef. Confira os detalhes da demissão.

Publicidade

Novo ministério. Um ministério extraordinário deve ser criado para coordenar as ações de enfrentamento à crise no Rio Grande do Sul. Quem vai comandá-lo é Paulo Pimenta.

Arroz garantido. Apesar do alarme do governo federal, que autorizou a importação de arroz, produtores garantem que não há risco de faltar o produto. Saiba mais.

Política, Economia e Mundo

Censura nas redes sociais. Presidente do STF, Luís Roberto Barroso afirmou que parte das redes sociais estão articuladas com a extrema-direita. Um colunista da Gazeta teve uma publicação excluída do LinkedIn por “desinformação”.

Os diferentes auxílios ao RS. Apesar da redução na verba para Defesa, militares seguem atuando em socorro a catástrofes. Tributaristas defendem que se permita a doação do Imposto de Renda para ajudar o RS.

Giro pelo mundo. Um relatório aponta a mobilização “pré-guerra” da Venezuela na fronteira com a Guiana. No Canadá, uma lei apoiada pelo governo pode minar a liberdade de expressão.

Publicidade

Opinião da Gazeta

Ata do Copom tranquiliza ao explicar divergência. O Copom tranquilizou o mercado financeiro em relação à divergência vista na decisão de reduzir a Selic em 0,25 ponto porcentual. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Foi sintomático o fato de o Copom não ter se comprometido com nenhum tipo de sinalização sobre a próxima reunião, em junho, preferindo aguardar um “novo conjunto de informação” para “calibrar a trajetória do instrumento de política monetária da forma apropriada”.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Combate ao crime. Lewandoswki quer União no controle da Segurança Pública; modelo é adotado em Cuba e na Venezuela

Eleição presidencial. Lula segue competitivo para 2026, mas eleitorado dá mostras de cansaço com sua gestão

Publicidade

Caso do Power Point. Associação de procuradores entra com recurso para reverter condenação de Dallagnol

Presidente argentino. Elon Musk aposta em Javier Milei como futuro aliado na América do Sul

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Colunas e artigos

Um PlayStation no socialismo? Um marxista tentou explicar como o famoso videogame PlayStation existiria no socialismo. E falhou miseravelmente, como mostra o artigo de Jon Miltimore.

Marcio Antonio Campos mostra que, na Teologia da Liberação, o problema não são os cabelos brancos, mas as cabeças ocas.

Publicidade

Filipe Figueiredo fala do pouco comentado enigma causado pela mudança na defesa russa.

Para inspirar e alegrar

Do imprescindível ao dispensável. O que é imprescindível num projeto residencial? Muita coisa mudou nos últimos anos e, por isso, listamos cinco elementos que hoje se tornaram dispensáveis.