Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: "Não é hora de mexer no Supremo", diz Barroso

Lula e a eleição argentina. Toffoli divulga inquérito da suposta agressão a Moraes. Freio ao STF avança no Senado

Lula - Alberto Fernández - Argentina - Brasil - PT -
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e da Argentina, Alberto Fernández. (Foto: Matías Martín Campaya/EFE)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

A suspeita de que Lula teria agido para liberar um empréstimo para a Argentina em um banco de desenvolvimento, revelada ontem, é só o mais recente indício de que o presidente tenta influenciar as eleições no país vizinho. O petista tem feito investidas sucessivas para ajudar a esquerda, com o objetivo de impedir a vitória do libertário Javier Milei. Saiba mais.

Entrevista exclusiva. Carlos Jordy, líder da oposição na Câmara dos Deputados, falou à Gazeta do Povo sobre a obstrução de pautas no Congresso. Segundo o parlamentar, o movimento é contra a interferência do STF em temas de costumes. Leia a íntegra.

Suposta agressão. O ministro Dias Toffoli, do STF, retirou o sigilo do inquérito que investiga a suposta agressão a Alexandre de Moraes em Roma. As imagens da confusão, porém, seguem em sigilo.

Política, Economia e Mundo

Projetos avançam. A CCJ do Senado aprovou, ontem, uma proposta que permite a comercialização do plasma sanguíneo. A Comissão também deu sinal verde a uma PEC que limita decisões monocráticas de ministros do STF.

STF x Legislativo. Na Câmara, mais recados ao STF: Arthur Lira, presidente da Casa, disse que cada Poder deve atuar dentro dos seus limites. Já o presidente do Supremo, Luís Roberto Barroso, afirmou que "não é hora de mexer" na Corte.

Giro pelo mundo. Países da União Europeia chegaram a um acordo para responder ao aumento da imigração ilegal. A China tem recorrido a métodos clandestinos para controlar opositores no exterior.

Opinião da Gazeta

Julgamentos do 8/1 se transformaram em justiçamento. Um pedido de destaque feito pelo ministro André Mendonça tirou do plenário virtual e levou para as sessões presenciais do STF o julgamento de duas rés do 8 de janeiro. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O Ministério Público e a maioria dos ministros do Supremo simplesmente abriram mão de proporcionar aos réus a ampla defesa, a presunção de inocência e outras garantias que caracterizam um sistema de Justiça civilizado.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Politização do absurdo. O filme "Som da Liberdade", que trata da exploração e do tráfico sexual infantil, tem lotado cinemas no país. O deputado Nikolas Ferreira explica como a esquerda politizou o longa.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança fala sobre as interferências do STF no Legislativo.

Bruna Frascolla comenta a tese de que o racismo contra brancos é impossível.

Para inspirar e alegrar

Elo entre passado e presente. Uma casa construída no final dos anos 1970 foi transformada em um local moderno e mais confortável – tudo isso sem perder memórias familiares. Conheça os detalhes do projeto.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.