Bom dia!
Em caravana pelo sul do país, o ex-presidente Lula parece desconsiderar que o seu futuro político está comprometido não só pela a sua condenação no caso do tríplex do Guarujá, mas também por outros seis processos que já tramitam na Justiça Federal.
Outro fator de comprometimento que está claro é a rejeição que o ex-presidente está enfrentando. Saindo de Quedas do Iguaçu, no Paraná, as hostilidades foram tantas que alguns ônibus da caravana petista foram atingidos por quatro tiros.
Hoje, Lula e o deputado federal Jair Bolsonaro, pré-candidato à presidência da República pelo PSL, desembarcam em Curitiba. Bolsonaro não perdeu tempo e desafiou:
Vamos ver quem mais leva o povo na rua de graça.
Já Lula, na terra da Lava Jato, vai encerrar de forma melancólica a sua caravana pelo sul do país, como comentou Sérgio Luis de Deus:
O périplo de Lula por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foi extremamente tumultuado, com bloqueios de estradas e cidades, gritos de ordem e palavras de ódio, ataques com ovos e pedras, e até confronto físico entre manifestantes pró e contra o petista.
Amigos, amigos
Eleições à parte e com muitos pré-candidatos, a disputa pela presidência da República está dividindo antigos aliados e reduzindo o eleitorado de políticos antes considerados como fortes no páreo.
Dentro do Planalto. Uma das dúvidas que ainda persiste é se o MDB lançará o presidente Michel Temer à reeleição ou apostará no ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ambos dividem o legado da recente recuperação econômica do país como capital político e um, necessariamente, roubaria o discurso do outro.
O Editorial da Gazeta do Povo, comentando a atuação de Meirelles à frente da Fazenda, analisou a estratégia do ministro:
Recrutado por Michel Temer antes mesmo que o Senado tivesse afastado Dilma Rousseff, Meirelles colocou em prática uma política econômica que resultou em três grandes êxitos: a queda da inflação, a ponto de ela ficar abaixo do piso da meta definida pelo Banco Central após ter superado os 10% em 2015; a redução da taxa Selic ao patamar mais baixo da história – na semana passada, um novo corte trouxe os juros para 6,5% ao ano; e o fim da recessão, com o país crescendo 1% após dois anos de retração.
Mais um
Flávio Rocha, dono da rede de lojas Riachuelo, filiou-se ao PRB e deve concorrer à presidência da República pela legenda.
E outro
Que vai concorrer às eleições é o senador Álvaro Dias (PODE-PR). Confira o que pensa o pré-candidato em 7 pontos.
Toga sob ameaça
Em entrevista à GloboNews, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato na corte, revelou que a sua família teria recebido ameaças. O ministro não é o primeiro magistrado relacionado à Lava Jato a sofrer esse tipo de tentativa de coação.
Retaliação
Na mira da bancada da bala, alguns deputados federais do PT e do PSOL estão sendo denunciados para o Conselho de Ética.
Investimentos exóticos
Que tal investir em florestas de árvores nobres? E de pinheiros? Uma nova modalidade de investimento quer conquistar os investidores brasileiros no cenário de queda da taxa Selic e menor rentabilidade em investimentos conservadores.
Por falar em florestas
A França entrou na corrida pelo desenvolvimento um dirigível de carga. O objetivo? Carregar madeira.
Já nas estradas
Uma parceria entre a Copel e a Itaipu Binacional vai resultar na primeira eletrovia brasileira. Dentre outras questões, o ponto mais delicado do projeto é a escolha da localização dos eletropostos.
Qualidade incontestável
Conheça o produto que teve a sua produção regulamentada antes do nascimento de cristo e começou a ser produzido no Brasil há dez anos.
Expedição Safra
Foi até Bom Jesus, no Piauí, para registrar os desafios “da porteira para fora” que estão tirando o sono dos produtores rurais no Matopiba.
Muito além da fraude
O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy está sendo acusado de ter recebido um financiamento eleitoral irregular na sua campanha de 2007. O ditador líbio Muamar Kadafi teria doado um total de 50 milhões de euros. Filipe Figueiredo explicou por que a relação entre Sarkozy e Kadafi pode explicar uma das maiores catástrofes humanitárias do século XXI.
Na Rússia
O presidente, Vladimir Putin, recebeu uma ligação do presidente do Brasil, Michel Temer. Os dois mandatários falaram sobre a questão das carnes brasileiras.
Ainda em Moscou. O Kremlin está decidindo qual será a resposta que dará à “expulsão de diplomatas” russos por 15 países. Há um grande temor de que disputas geopolíticas se deem ao longo da Copa do Mundo da Rússia.
Nos Estados Unidos
Morreu Linda Brown, ícone da luta contra a segregação racial nos EUA:
Natural da cidade de Topeka, capital do Kansas, Linda tinha 9 anos quando o pai, o pastor Oliver Brown, tentou matricular a menina, em uma escola pública próxima à casa da família, mas foi impedido pela cor da pele da menina.
Quem paga a conta?
Um projeto de lei do senador Waldemir Moka (MDB-MS) pretende estabelecer que os presos sejam obrigados a ressarcir o Estado pelos custos da sua manutenção nos presídios.
A revolução dos intelectuais
Isaac M. Morehouse explicou por que os professores apaixonados deveriam pensar em abandonar as universidades:
Você é bom demais para lidar com estudantes que não valorizam seu trabalho!
Saia do sistema subsidiado, cartelizado e credenciado e ofereça a sua instrução a consumidores empolgados!
Entre amigos
O deputado federal Alex Canziani (PTB) pode ser o segundo nome indicado pelo grupo do governador Beto Richa (PSDB) para concorrer a uma das duas cadeiras que ficarão vagas no Senado Federal. A escolha do nome faz parte um acordo maior entre o governador e a sua vice, Cida Borghetti (PP).
Querendo ficar mais 4
A vice-governadora Cida Borghetti (PP) mantém em segredo o conteúdo de um relatório com as medidas que ela poderá tomar para aumentar a visibilidade e a influência dos nove meses em que comandará o governo do Paraná.
3 paranaenses
Estão cotados para comandar comissões na Câmara dos Deputados. Descubra quem são.
Tirando a poeira...
E muito mais, a estação ferroviária de Morretes vai ser completamente restaurada. Confira o projeto.
Para entender
Por que o aniversário de Curitiba não é feriado?
Um bom dia a todos!
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; acompanhe o Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
Deixe sua opinião