Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A segunda-feira foi de reações à fala do presidente Lula comparando a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.
- Logo cedo, Lula foi declarado "persona non grata" em Israel.
- Mesmo assim, o governo brasileiro decidiu não se retratar, segundo o assessor de assuntos internacionais de Lula, Celso Amorim. "Persona non grata é Israel", disse Amorim.
- Lula chamou de volta ao Brasil o embaixador do país em Israel. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou uma reunião com o embaixador israelense.
- Por causa das declarações, a oposição entrou com um pedido de impeachment contra Lula. Ontem, 100 deputados já apoiavam o pedido, incluindo parlamentares da base do governo.
Mais "indesejados". Declarar alguém uma "persona non grata" é uma forma de um país reiterar a autoridade sobre seu território. Veja quem mais, além de Lula, recebeu essa classificação em Israel.
Intimado. Bolsonaro foi convocado pela Polícia Federal a depor na investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Ao STF, a defesa do ex-presidente afirmou que Bolsonaro ficará em silêncio caso não tenha acesso à íntegra da colaboração premiada de Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens. Saiba o que o Supremo decidiu.
Política, Economia e Mundo
Em Brasília. A militar Ana Paola Brasil foi exonerada do cargo de diretora técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas. Ela ficou conhecida após ter sido acusada de protagonizar uma "cena repugnante" com Jair Bolsonaro. Relembre.
Incerteza na economia. A elevação de gastos públicos sem compensação na arrecadação tem provocado incertezas sobre o crescimento da economia do país nos próximos anos. Em 2023, o governo federal registrou o segundo maior déficit primário da história, de R$ 230,5 bilhões.
Giro pelo mundo. Temendo repercussões na reeleição de Vladimir Putin, a Rússia cogita nunca liberar o corpo do oposicionista Alexei Navalny. Os EUA devem apresentar ao Conselho de Segurança da ONU uma resolução de cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza.
Opinião da Gazeta
Lula destrói a credibilidade brasileira. A língua sem freio de Lula voltou a atacar no encerramento de sua viagem à África. Desta vez, Lula foi muito além do aceitável. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A essa altura, não há gerenciamento de crise ou contenção de danos capaz de convencer o mundo livre de que o Brasil é um interlocutor confiável ou um mediador imparcial.
O que mais você precisa saber hoje
Por exposição de conversas. OAB vai ao STF contra delegado que investiga suposta agressão a Moraes em Roma
Prioridade no Senado. Pacheco quer celeridade para aprovar PL da Inteligência Artificial, mas proposta tem problemas
Colunas e artigos
Monogamia em declínio? Há evidências de que o poliamor está se tornando mais popular. Artigo de Katrina Trinko explica como a aparente liberdade esconde o sofrimento de mulheres. Leia a íntegra.
Rodrigo Constantino e Paulo Polzonoff Jr. comentam as declarações de Lula sobre Israel e o Holocausto.
Para inspirar e alegrar
Trunfo brasileiro. Além de fontes renováveis, como a eólica e a solar, o Brasil também tem o petróleo do pré-sal como trunfo para a transição energética. Entenda na reportagem de Raphaela Ribas.
Tenha um ótimo dia!