Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A segunda-feira foi de reações à fala do presidente Lula comparando a atuação de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto.
- Logo cedo, Lula foi declarado "persona non grata" em Israel.
- Mesmo assim, o governo brasileiro decidiu não se retratar, segundo o assessor de assuntos internacionais de Lula, Celso Amorim. "Persona non grata é Israel", disse Amorim.
- Lula chamou de volta ao Brasil o embaixador do país em Israel. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, solicitou uma reunião com o embaixador israelense.
- Por causa das declarações, a oposição entrou com um pedido de impeachment contra Lula. Ontem, 100 deputados já apoiavam o pedido, incluindo parlamentares da base do governo.
Leia mais sobre as consequências da fala pra a diplomacia brasileira.
Mais "indesejados". Declarar alguém uma "persona non grata" é uma forma de um país reiterar a autoridade sobre seu território. Veja quem mais, além de Lula, recebeu essa classificação em Israel.
Intimado. Bolsonaro foi convocado pela Polícia Federal a depor na investigação sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. Ao STF, a defesa do ex-presidente afirmou que Bolsonaro ficará em silêncio caso não tenha acesso à íntegra da colaboração premiada de Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens. Saiba o que o Supremo decidiu.
Política, Economia e Mundo
Em Brasília. A militar Ana Paola Brasil foi exonerada do cargo de diretora técnica de Ensino e Pesquisa do Hospital das Forças Armadas. Ela ficou conhecida após ter sido acusada de protagonizar uma "cena repugnante" com Jair Bolsonaro. Relembre.
Incerteza na economia. A elevação de gastos públicos sem compensação na arrecadação tem provocado incertezas sobre o crescimento da economia do país nos próximos anos. Em 2023, o governo federal registrou o segundo maior déficit primário da história, de R$ 230,5 bilhões.
Giro pelo mundo. Temendo repercussões na reeleição de Vladimir Putin, a Rússia cogita nunca liberar o corpo do oposicionista Alexei Navalny. Os EUA devem apresentar ao Conselho de Segurança da ONU uma resolução de cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza.
Opinião da Gazeta
Lula destrói a credibilidade brasileira. A língua sem freio de Lula voltou a atacar no encerramento de sua viagem à África. Desta vez, Lula foi muito além do aceitável. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
A essa altura, não há gerenciamento de crise ou contenção de danos capaz de convencer o mundo livre de que o Brasil é um interlocutor confiável ou um mediador imparcial.
O que mais você precisa saber hoje
Fuga. Governo autoriza envio da Força Nacional para busca dos dois presos em Mossoró
Em SC. Prefeitos ficam sem saída após STF anular decretos liberando crianças de vacina
Por exposição de conversas. OAB vai ao STF contra delegado que investiga suposta agressão a Moraes em Roma
Prioridade no Senado. Pacheco quer celeridade para aprovar PL da Inteligência Artificial, mas proposta tem problemas
Colunas e artigos
Monogamia em declínio? Há evidências de que o poliamor está se tornando mais popular. Artigo de Katrina Trinko explica como a aparente liberdade esconde o sofrimento de mulheres. Leia a íntegra.
Rodrigo Constantino e Paulo Polzonoff Jr. comentam as declarações de Lula sobre Israel e o Holocausto.
Para inspirar e alegrar
Trunfo brasileiro. Além de fontes renováveis, como a eólica e a solar, o Brasil também tem o petróleo do pré-sal como trunfo para a transição energética. Entenda na reportagem de Raphaela Ribas.
Tenha um ótimo dia!
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast