Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou nesta terça-feira (24) sua primeira viagem à Argentina no novo mandato. Além de fechar acordos de cooperação e buscar protagonismo internacional, a visita serviu também para o petista se contrapor ao antecessor, Jair Bolsonaro (PL), prometer ajuda aos países vizinhos e acenar para ditaduras de esquerda. Confira um balanço da viagem.
Moeda comum. Outro assunto que ganhou destaque foi a proposta de uma moeda comum com os argentinos. Entenda o que o Brasil pode ganhar e perder com a ideia.
Empréstimos do BNDES. Lula ainda prometeu que bancos estatais como o BNDES voltarão a financiar obras e serviços em outros países. A proposta traz sérios riscos, saiba quais.
Política, Economia e Mundo
Investigações sobre vandalismo. A Defensoria Pública da União (AGU) denunciou superlotação e falta de higiene onde ficaram os presos por atos de vandalismo em 8 de janeiro. Veja o que diz o relatório da Polícia Federal sobre as responsabilidades pela depredação.
Gasolina mais cara. A Petrobras anunciou para esta quarta-feira (25) um novo aumento no preço da gasolina para as distribuidoras. O que também vai aumentar é o auxílio-moradia dos deputados federais. Em nada menos que 137%.
Giro pelo mundo. O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, está entre os condenados a pagar uma indenização de US$ 153 milhões por sequestro e tortura. Ao contrário do que diz Lula, fatores comprovam o caos na economia argentina.
Opinião da Gazeta
A política externa de Lula. Em sua primeira viagem internacional após assumir pela terceira vez a Presidência, Lula começa a oficializar qual será a política externa brasileira em relação aos países da América Latina. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Lula pode e até dever buscar fortalecer laços comerciais e relações institucionais com países vizinhos. Entretanto, a política externa brasileira deve ser conduzida com equilíbrio, de modo a colocar em primeiro lugar os interesses do Brasil.
O que mais você precisa saber hoje
Obsessão identitária. M&M’s: como a marca destruiu seus amados mascotes apelando para a lacração
Colunas e artigos
Socialismo e nazismo. Nazismo e socialismo estão ligados? Artigo de Jon Miltimore mostra que Joseph Goebbels, principal propagandista do nazismo, amava o socialismo e o via como “o futuro”.
Paulo Polzonoff Jr. fala da culpa dos artistas no ódio à cultura.
Paulo Uebel explica por que o Brasil pode se tornar cada vez menos democrático.
Para inspirar
Os indicados ao Oscar. Saíram os indicados à maior premiação do cinema mundial, o Oscar 2023. Confira quem está concorrendo nas diversas categorias.
Tenha um ótimo dia!