Lula e o presidente argentino, Alberto Fernández, durante reunião em Buenos Aires.| Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encerrou nesta terça-feira (24) sua primeira viagem à Argentina no novo mandato. Além de fechar acordos de cooperação e buscar protagonismo internacional, a visita serviu também para o petista se contrapor ao antecessor, Jair Bolsonaro (PL), prometer ajuda aos países vizinhos e acenar para ditaduras de esquerda. Confira um balanço da viagem.

Publicidade

Moeda comum. Outro assunto que ganhou destaque foi a proposta de uma moeda comum com os argentinos. Entenda o que o Brasil pode ganhar e perder com a ideia.

Empréstimos do BNDES. Lula ainda prometeu que bancos estatais como o BNDES voltarão a financiar obras e serviços em outros países. A proposta traz sérios riscos, saiba quais.

Política, Economia e Mundo

Investigações sobre vandalismo. A Defensoria Pública da União (AGU) denunciou superlotação e falta de higiene onde ficaram os presos por atos de vandalismo em 8 de janeiro. Veja o que diz o relatório da Polícia Federal sobre as responsabilidades pela depredação.

Gasolina mais cara. A Petrobras anunciou para esta quarta-feira (25) um novo aumento no preço da gasolina para as distribuidoras. O que também vai aumentar é o auxílio-moradia dos deputados federais. Em nada menos que 137%.

Giro pelo mundo. O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, está entre os condenados a pagar uma indenização de US$ 153 milhões por sequestro e tortura. Ao contrário do que diz Lula, fatores comprovam o caos na economia argentina.

Publicidade

Opinião da Gazeta

A política externa de Lula. Em sua primeira viagem internacional após assumir pela terceira vez a Presidência, Lula começa a oficializar qual será a política externa brasileira em relação aos países da América Latina. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Lula pode e até dever buscar fortalecer laços comerciais e relações institucionais com países vizinhos. Entretanto, a política externa brasileira deve ser conduzida com equilíbrio, de modo a colocar em primeiro lugar os interesses do Brasil.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Descaso histórico. Denunciada há décadas, desnutrição dos Yanomami foi alvo de CPI no governo Lula

Empreiteiras. Lula quer usar os acordos de leniência da Lava Jato para retomar obras paradas

Publicidade

Obsessão identitária. M&M’s: como a marca destruiu seus amados mascotes apelando para a lacração

Colunas e artigos

Socialismo e nazismo. Nazismo e socialismo estão ligados? Artigo de Jon Miltimore mostra que Joseph Goebbels, principal propagandista do nazismo, amava o socialismo e o via como “o futuro”.

Paulo Polzonoff Jr. fala da culpa dos artistas no ódio à cultura.

Paulo Uebel explica por que o Brasil pode se tornar cada vez menos democrático.

Para inspirar

Os indicados ao Oscar. Saíram os indicados à maior premiação do cinema mundial, o Oscar 2023. Confira quem está concorrendo nas diversas categorias.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!