Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O relatório Focus – compilado das expectativas de bancos e consultorias – divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (21) mostra que o mercado financeiro elevou suas projeções para a inflação e o dólar em 2022 e 2023. A piora do cenário tem relação com as declarações recentes do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a demora na definição da futura equipe da área econômica. Para tentar reverter a impressão negativa criada, a equipe do novo governo aposta no histórico do petista e no avanço da transição. Saiba mais.
Policiais de lado. Apesar dos acenos durante a campanha eleitoral, policiais estaduais foram deixados de lado na transição. Nenhum representante do segmento foi escalado para a equipe técnica de segurança pública.
Diálogo com os militares. Ainda não foram definidos na equipe de transição os nomes de quem serão os responsáveis por dialogar com os militares. Esse é um segmento com o qual o novo governo tem enfrentado dificuldades. Entenda por quê.
Copa do Mundo 2022
Problemas extracampo e goleada inglesa. Os problemas da Copa do Catar mostram que a estratégia autocrática de usar o esporte deixou de funcionar. Em campo, o destaque do segundo dia de competição foi a goleada da Inglaterra. Veja como foram todos os jogos e a agenda desta terça-feira (22).
Política, Economia e Mundo
Mudanças partidárias. As articulações entre o PT e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, estão aprofundando o racha no partido. Com a ida do PL para a oposição, o Centrão deverá ganhar uma nova composição no ano que vem. Entenda o que deve mudar.
Bloqueios e manifestações. O procurador-geral da República, Augusto Aras, articula com o Ministério da Justiça um reforço da Força Nacional para desbloquear rodovias fechadas por manifestantes. O ministro Augusto Nardes, do TCU, se pronunciou a respeito de um áudio sobre o “movimento nas casernas”.
Giro pelo mundo. Pelo menos 162 pessoas morreram e centenas ficaram feridas em decorrência de um terremoto que atingiu a província mais populosa da Indonésia. Dando sequência à política de Covid-zero, a China impôs um novo lockdown.
Opinião da Gazeta
O Brasil prestes a abraçar ditadores. Uma das linhas-mestras da atuação internacional do Brasil entre 2003 e 2016, na passagem do petismo pela Presidência da República, foi o alinhamento incondicional com o que havia (e ainda há) de pior na América Latina, como as ditaduras cubana e venezuelana. Isso está prestes a voltar. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
As perspectivas de uma solução que devolva a democracia à Venezuela ficarão ainda mais distantes quando o maior vizinho do país abandonar seu governante legítimo para abraçar um ditador que não hesita em sacrificar seu povo para se manter no poder.
O que mais você precisa saber hoje
Novo governo. Bolsa Família, Mais Médicos e outros: os programas do PT que Lula quer retomar
STF. Alexandre de Moraes ouvirá movimentos da população de rua em ação do MTST
Tratamento. Paxlovid: Anvisa autoriza venda de medicamento contra a Covid-19 em farmácias
Perfil. Influência marxista transformou Stalin de seminarista promissor em assassino cruel de opositores
Colunas e artigos
Capitalismo contra a pobreza. Uma pesquisa no Google nos leva a crer que o capitalismo é responsável por grande parte da injustiça, racismo e desigualdade no mundo. Mas o artigo de Connor Vasile mostra justamente o contrário, que o sistema tirou pessoas da pobreza e combateu o preconceito.
J.R. Guzzo mostra que, como nos tempos do AI-5, as instituições brasileiras pararam de funcionar.
Guilherme Fiuza dá o recado: se liga, mané.
Para inspirar
O diferencial das escadas. Em uma definição mais técnica, escadas são itens estruturais utilizados para interligar os diferentes níveis de um imóvel. Mas, com seus diferentes formatos, materiais e acabamentos, podem ser elementos-chave em projetos arquitetônicos. Confira alguns exemplos.
Tenha um ótimo dia!
Deixe sua opinião