Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Enquanto o ministro da Fazenda Fernando Haddad mudou o tom um dia depois de tecer críticas ao Banco Central, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não aliviou. Durante um evento, ele voltou a reclamar da instituição por ter mantido a taxa de juros e afirmou que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, deve explicações ao Congresso Nacional. Veja o que disse o petista.
Revendo a privatização. Lula também criticou a privatização da Eletrobras e afirmou que a Advocacia-Geral da União (AGU) deve acionar a Justiça para rever o contrato.
Políticas revertidas. Em pouco mais de um mês de governo, Lula já reverteu diversas políticas da gestão Jair Bolsonaro. Aqui estão sete delas.
Política, Economia e Mundo
Preço dos combustíveis. A Petrobras anunciou a redução de R$ 0,40 no preço do diesel para as distribuidoras. Governadores afirmam que a União deve parcelar a compensação de perdas com o ICMS.
Notícia-crime contra ministra. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, é alvo de uma notícia-crime por irregularidades no uso de recursos públicos. E por que vídeos removidos pelo TSE na campanha de 2022 seguem fora do ar?
Giro pelo mundo. A falta de pessoas e o frio extremo dificultam os resgates após o terremoto que atingiu Turquia e Síria. Uma greve faz o Reino Unido enfrentar sua maior crise na saúde.
Opinião da Gazeta
O Lula sindicalista está de volta. Em carta ao Congresso Nacional na última quinta-feira, dia 2, Lula mostra que não perdeu suas raízes de sindicalista. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Politicamente, Lula surgiu do sindicalismo. Não é de se admirar que Lula, já no início do governo, tente beneficiar seus aliados, nem que para isso tenha de colocar o país no caminho do retrocesso.
O que mais você precisa saber hoje
Liberdade religiosa. Portaria do governo que proíbe contato de religiosos com yanomamis é inconstitucional
Faculdade de Direito. Alunos da USP dizem que Janaina Paschoal “não é mais bem-vinda” na instituição
Novos negócios. Surgidos na pandemia, pequenos empreendedores se reinventam
Mobilidade. Uberbras? A história das tentativas estatais de substituir aplicativos de sucesso
Colunas e artigos
Votação por correio, um desastre total. Dados recém-divulgados comprovam que a eleição de 2022 na Califórnia foi uma bagunça. Motivo? A votação pelo correio, como mostra o artigo de J. Christian Adams.
Paulo Uebel questiona: após o primeiro superávit em 9 anos, Haddad e Tebet conseguirão manter as contas no azul?
Filipe Figueiredo mostra que a esquerda venceu referendos por 8 a 0 e ganhou o protagonismo político no Equador.
Para inspirar
Hora de estudar. Passadas as férias, é hora de crianças e adolescentes voltarem às aulas. Confira algumas dicas para criar o ambiente ideal para os estudos e a lição de casa.
Tenha um ótimo dia!
Deixe sua opinião