• Carregando...
Presidente Lula minimizou aprovação de mudanças que esvaziam ministérios.
Presidente Lula minimizou aprovação de mudanças que esvaziam ministérios.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O presidente Lula se pronunciou pela primeira vez sobre as mudanças feitas pelo Congresso na estrutura dos ministérios, que acabaram por esvaziar as pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Mesmo com o descontentamento de aliados, o petista minimizou as decisões, afirmando que “começou o jogo” na articulação com parlamentares.

Entre a saúde e a política. Lula vai avaliar nos próximos dias se fará uma cirurgia no quadril. Mais do que médica, a decisão vai considerar o cenário político.

Meio ambiente em segundo plano. A nova crise dentro do governo torna evidente: Lula deixou a pauta ambiental de lado em busca de apoio no Congresso.

Política, Economia e Mundo

Dada a largada da CPMI do 8/1. Com centrão na presidência e governista na relatoria, foi definido o comando da CPMI do 8 de janeiro. A oposição já iniciou sua estratégia para emplacar linhas de investigação.

Carros mais baratos. O governo federal anunciou medidas para tentar baratear os carros, entre elas o corte de impostos. A Anfavea estima que o preço de veículos novos pode ficar abaixo de R$ 60 mil.

Giro pelo mundo. Maior economia da Europa, a Alemanha entrou em recessão. Na Argentina, o desastre econômico agravado pelo kirchnerismo afeta mais da metade das crianças.

Opinião da Gazeta

Arcabouço fiscal ficou aquém do necessário. Mesmo que não tenha conseguido obter uma licença para gastar sem limites, o governo Lula não pode reclamar do arcabouço fiscal aprovado pela Câmara. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Certamente o arcabouço fiscal aprovado não é o ideal; há ainda muitas lacunas a serem preenchidas e a pressa na aprovação do projeto, que não passou pelas comissões da Câmara por tramitar em regime de urgência, em nada ajudou a resolvê-las.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Desarmamento. Entregue a Lula, novo decreto sobre CACs vai restringir o número de armas por pessoa

Artigo. Janaína Paschoal: Câmara tem poder para manter o mandato de Dallagnol

Ex-presidente e ex-senador. STF condena Collor por corrupção e lavagem de dinheiro, mas não define dosimetria da pena

Resolução do CNJ. Cinco autores de crimes que podem ser liberados com o fim dos manicômios judiciários

Colunas e artigos

Por que os governos detestam tanto as redes sociais. As redes sociais, com sua propagação e avanço tecnológico, mudaram o mundo. No artigo de Hugo Freitas Reis você entende por que elas também vieram para desagradar os governos.

J.R. Guzzo comenta a situação de Marina Silva no governo Lula: pede para sair ou engole sapo?

Cristina Graeml mostra como a CPMI do 8 de janeiro vai investigar omissões e prisões ilegais.

Para inspirar

Vida real na tela. Dicas de documentários para o fim de semana? Temos! “Como se Tornar um Tirano” alerta sobre ditadores em potencial. “Still” retrata o sofrimento de Michael J. Fox com o Parkinson.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]