Presidente Lula minimizou aprovação de mudanças que esvaziam ministérios.| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

O presidente Lula se pronunciou pela primeira vez sobre as mudanças feitas pelo Congresso na estrutura dos ministérios, que acabaram por esvaziar as pastas do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Mesmo com o descontentamento de aliados, o petista minimizou as decisões, afirmando que “começou o jogo” na articulação com parlamentares.

Entre a saúde e a política. Lula vai avaliar nos próximos dias se fará uma cirurgia no quadril. Mais do que médica, a decisão vai considerar o cenário político.

Publicidade

Meio ambiente em segundo plano. A nova crise dentro do governo torna evidente: Lula deixou a pauta ambiental de lado em busca de apoio no Congresso.

Política, Economia e Mundo

Dada a largada da CPMI do 8/1. Com centrão na presidência e governista na relatoria, foi definido o comando da CPMI do 8 de janeiro. A oposição já iniciou sua estratégia para emplacar linhas de investigação.

Carros mais baratos. O governo federal anunciou medidas para tentar baratear os carros, entre elas o corte de impostos. A Anfavea estima que o preço de veículos novos pode ficar abaixo de R$ 60 mil.

Giro pelo mundo. Maior economia da Europa, a Alemanha entrou em recessão. Na Argentina, o desastre econômico agravado pelo kirchnerismo afeta mais da metade das crianças.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

Arcabouço fiscal ficou aquém do necessário. Mesmo que não tenha conseguido obter uma licença para gastar sem limites, o governo Lula não pode reclamar do arcabouço fiscal aprovado pela Câmara. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Certamente o arcabouço fiscal aprovado não é o ideal; há ainda muitas lacunas a serem preenchidas e a pressa na aprovação do projeto, que não passou pelas comissões da Câmara por tramitar em regime de urgência, em nada ajudou a resolvê-las.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Desarmamento. Entregue a Lula, novo decreto sobre CACs vai restringir o número de armas por pessoa

Artigo. Janaína Paschoal: Câmara tem poder para manter o mandato de Dallagnol

Publicidade

Ex-presidente e ex-senador. STF condena Collor por corrupção e lavagem de dinheiro, mas não define dosimetria da pena

Resolução do CNJ. Cinco autores de crimes que podem ser liberados com o fim dos manicômios judiciários

Colunas e artigos

Por que os governos detestam tanto as redes sociais. As redes sociais, com sua propagação e avanço tecnológico, mudaram o mundo. No artigo de Hugo Freitas Reis você entende por que elas também vieram para desagradar os governos.

J.R. Guzzo comenta a situação de Marina Silva no governo Lula: pede para sair ou engole sapo?

Cristina Graeml mostra como a CPMI do 8 de janeiro vai investigar omissões e prisões ilegais.

Publicidade

Para inspirar

Vida real na tela. Dicas de documentários para o fim de semana? Temos! “Como se Tornar um Tirano” alerta sobre ditadores em potencial. “Still” retrata o sofrimento de Michael J. Fox com o Parkinson.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!