Lula intensificou agenda de entrevistas e engrossou ataques.| Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

CARREGANDO :)
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Ainda faltam mais de dois anos para a campanha presidencial de 2026, mas, para o presidente Lula, a disputa é logo ali. Nas últimas semanas o petista intensificou a agenda de entrevistas, engrossou ataques e posicionou-se como apto a defender a continuidade de seu governo. Entenda o que está por trás da estratégia.

Publicidade

Lula fala, dólar dispara. Não é notícia repetida: após novas críticas de Lula ao Banco Central, o dólar subiu e atingiu o maior valor em um ano e meio.

Vem aí o tratoraço de Lira. Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira prepara um “tratoraço” para agilizar a regulamentação da reforma tributária. Saiba o que vem aí.

Política, Economia e Mundo

Quem perde com a “taxa das blusinhas”. Em um mês começa a valer a taxação de 20% sobre compras internacionais até US$ 50 dólares, a “taxa das blusinhas”. Entenda porque a medida prejudica os pobres.

Vitória da direita francesa. Após a vitória da direita na França, a primeira-ministra italiana defendeu o desaparecimento de “velhas barreiras” da esquerda. A pauta populista do partido de Marine Le Pen preocupa os mercados.

Giro pelo mundo. A Suprema Corte dos EUA deu imunidade parcial a Donald Trump no caso do ataque ao Capitólio. Javier Milei rejeitou a Cúpula do Mercosul e virá ao Brasil encontrar Jair Bolsonaro.

Publicidade

Opinião da Gazeta

O Brasil não competitivo. O Brasil caiu duas posições no Ranking Mundial de Competitividade e ficou na posição 62, entre os 67 países que formam o ranking. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quatro fatores, com suas deficiências – atraso tecnológico, falta de modernização e, no caso do capital humano, o baixo nível educacional – explicam por que a produtividade média no Brasil cresceu apenas 0,6% nos últimos 40 anos.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Descarbonização. EUA temem vantagem do etanol brasileiro na corrida pela “Opep dos biocombustíveis”

Entrevista exclusiva. Secretário da Fazenda de Tarcísio detalha plano bilionário para equilibrar as contas em SP

Publicidade

“Mais orçamento”. O que o slogan do PT “Universidade para Todos” tem a ver com o colapso das federais

Enquete. Você já sabe em quem vai votar nas eleições municipais de outubro?

Colunas e artigos

Alguém pode forçar Biden a se afastar? A participação desastrosa no debate com Donald Trump fez parte dos democratas defender a saída de Joe Biden da corrida eleitoral. Artigo de Fred Bauer analisa a possibilidade de isso acontecer.

Em sua coluna de estreia, Paulo Filho analisa o impacto global da parceria entre Rússia e Coreia do Norte.

Sergio Moro fala sobre Lula, 2026 e a (in)segurança pública.

Publicidade

Para inspirar e alegrar

Gim fabricado com energia renovável. Duas empresas se uniram para fabricar gim com energia renovável. Além de promover sustentabilidade, a parceria promete uma economia de 20%.