Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Com a pretensão de investir R$ 23 bilhões para colocar o Brasil como protagonista global no desenvolvimento de inteligência artificial nos próximos quatro anos, Lula lançou no dia 30 de junho, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, o PBIA. Essa é uma possibilidade improvável segundo analistas ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo. Entenda os motivos que levam os especialistas à incredulidade do sucesso desse plano.
Reforma administrativa. Enquanto os esforços do governo se concentram em aumentar a arrecadação para equilibrar as contas públicas, projetos que poderiam enxugar e modernizar a máquina administrativa permanecem engavetados.
Musk entrevista Trump. Na noite desta segunda-feira (12), Elon Musk entrevistou Donald Trump. Candidato republicado à presidência dos EUA, Trump voltou a culpar Kamala Harris, pela crise migratória na fronteira com o México.
Política, Economia e Mundo
Repressão
O regime de Daniel Ortega, que segue intensificando sua repressão contra a Igreja Católica na Nicarágua, prendeu neste domingo (11) o padre Denis Martínez, da Diocese de Matagalpa.
Decisão do TCU
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu ao STF o arquivamento da investigação sobre o suposto esquema de venda de joias e presentes oficiais, tendo como base a recente decisão do TCU sobre o relógio que Lula ganhou em 2005.
Orçamento engessado
O governo federal terá, em 2025, um montante extra de R$ 138,3 bilhões em relação ao disponível deste ano para gastar. Entretanto, esse aparente ganho no caixa já está ameaçado pelo avanço desenfreado das despesas fixas do Executivo.
Opinião da Gazeta
Injustiça corrigida pela metade. Após seis meses de prisão prolongada de forma abusiva, sem a menor justificativa, o ex-assessor presidencial Filipe Martins deixou o Complexo Médico Penal de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na noite da última sexta-feira (9). Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Mesmo fora da cadeia, o ex-assessor de Bolsonaro continua sendo vítima do arbítrio, tendo de cumprir medidas cautelares que não estão na lei e violam suas garantias constitucionais.
O que mais você precisa saber hoje
Ditadura castrista. O fiasco olímpico de Cuba: país tem o pior desempenho nos Jogos em 56 anos
Levantamento. Moro lidera intenção de voto ao governo do Paraná nas eleições 2026
Regime de urgência. Câmara aprova urgência para segundo projeto de regulamentação da reforma tributária
Denúncia. Ex-primeira-dama da Argentina diz que Fernández a obrigou a fazer aborto
Colunas e artigos
Paris 2024, a decadência macroniana de um país sem ética. A França esperou cem anos para ver novamente as Olimpíadas em casa e, se não fosse Roma sair do páreo, provavelmente teria passado mais cem. No entanto, agora que a cortina se fechou em Paris 2024, pode-se afirmar com segurança que Macron fracassou. Leia o artigo de Lorenza Formicola, especialista em islamismo na Europa.
J.R.Guzzo analisa o amor bandido que Lula e seus estrategistas geopolíticos do Itamaraty têm pela ditadura da Venezuela.
Alexandre Garcia comenta o fato de que Lula só acredita em aplausos e não quer ver a realidade do Brasil.
Para inspirar e alegrar
A estreante de 58 anos e outras nove histórias inspiradoras das Olimpíadas de Paris. O começo dos Jogos Olímpicos de 2024 não foi dos melhores. A abertura da competição teve incompreensíveis cenas de escárnio à fé cristã. Mas o espírito olímpico sobreviveu durante a competição, que se encerrou no domingo (11). Não faltam histórias inspiradoras de atletas que, se não saíram com a medalha de ouro, serão lembrados pela conduta exemplar na competição.
O que Bolsonaro e a direita podem aprender com a vitória de Trump nos EUA
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
O aumento dos juros e a chiadeira da esquerda; ouça o podcast
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal