• Carregando...
 | /
| Foto: /

Diferente de quando era juiz, Sergio Moro não pode mais dar as cartas. A divulgação da nomeação da cientista política Ilona Szabó para o cargo de suplência do Conselho de Políticas Criminais e Penitenciárias causou protestos. E como ministro da Justiça, Moro teve que rapidamente voltar atrás a mando do presidente Jair Bolsonaro.

Durante as eleições, Ilona criticou o porte e a posse de armas, apoiou a descriminalização do uso de drogas e chegou a escrever: “Perdemos todos”, referindo-se ao segundo turno entre Bolsonaro e Haddad. “Ele (Moro) disse que lamentava, mas estava sendo pressionado, porque o presidente Bolsonaro não sustentava a escolha na base dele”, afirmou Ilona ao Estadão. A correspondente em Brasília Kelli Kadanus explica o que faz esse conselho do ministério da Justiça que você [provavelmente] não conhecia e que terá um novo indicado.

É CARNAVAL:Confira recomendações especiais de nossos jornalistas

Por outro lado, teve ministro que subiu na mesa e gritou truco: o do Meio Ambiente. Ricardo Salles exonerou 21 superintendentes regionais do Ibama. Ficaram apenas seis. A demissão em massa ocorreu no mesmo dia em que uma minuta foi publicada indicando a retirada de poderes de fiscais do órgão e um dia depois de o carro do ministro ser atacado por manifestantes do MST e do PCO.

Mas tem um lugar em que Moro reina soberano: a Polícia Federal. Ele mandou a PF investigar vazamento de dados da Receita Federal. A mesma PF que prendeu Sérgio Cabral, o governador que agora tenta salvar a esposa da Lava Jato.

Por falar em prisão, mesmo cumprindo pena, Lula não perdeu o bom humor. Escreveu um bilhete em que se diz “cabo eleitoral” do ator José de Abreu, artista de 72 anos que se proclamou na noite de segunda-feira (25) presidente do Brasil. .

Economia e Previdência

A reforma da Previdência continua sendo ‘costurada’. Aliados de Bolsonaro na Câmara e no Senado querem desidratar a reforma e governistas já negociam a flexibilização. Em um café com jornalistas, o próprio Bolsonaro admitiu estar disposto a negociar. Um dos pontos é a idade mínima para mulheres se aposentarem, que pode baixar de 62 para 60 anos.

Aprovar, dizem os especialistas, é essencial para o Brasil continuar crescendo. E tomara que não seja um crescimento do PIB de apenas 1,1% como em 2018, como divulgou o IBGE nesta quinta (28). E que faça o emprego decolar, já que em janeiro a criação de empregos caiu 55,9%. Para uma avaliação mais detalhada, Vandré Kramer explica para você por que nada conseguiu dar ânimo para a economia - por enquanto.

Em editorial, esta Gazeta mostra qual será o desafio do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para que isso tudo aconteça:

“Campos Neto lembrou que a estabilidade dos preços é condição indispensável para que o país volte a crescer. Ele disse que “nos países onde se sacrificou a inflação por crescimento, a expansão da atividade durou pouco e depois houve recessão”, acrescentando que isso também ocorreu no Brasil - é justamente a descrição dos últimos anos do PT no poder. A volta do crescimento só virá se o Brasil finalmente colocar as contas públicas em ordem, gastando menos do que arrecada.”

Durante sabatina no Senado, o próprio Campos Neto lembrou a importância da desconcentração bancária e se mostrou apoiador das startups de negócios, as chamadas fintechs. Para facilitar sua compreensão, Nayadi Piva apresenta como uma startup funciona na prática: conheça a empresa que aluga imóvel sem comprovação de renda e até para quem tem nome sujo.

Presidente interino da Venezuela visita Bolsonaro

O opositor de Maduro que se proclamou presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, foi recebido no Brasil com honras de chefe de Estado. Ao lado de Bolsonaro, ele falou que esse encontro marca um “novo e positivo” momento na região. Ele agradeceu pelo apoio à luta pela restauração da democracia na Venezuela e afirmou que em seu país há um dilema entre “democracia e a ditadura, entre a miséria e a morte da nossa gente”.

Se Bolsonaro e Guaidó se deram bem, Trump e Kim Jong Un não se entenderam. A cúpula entre os presidentes dos Estados Unidos e Coreia do Norte foi encerrada antes do previsto e sem nenhum progresso, segundo a Casa Branca. Trump disse que a Coreia do Norte queria suspensão total das sanções e que os EUA não poderiam fazer isso. Na ausência de progresso na frente diplomática, especialistas temes que as tensões possam aumentar na frente militar.

Imagem do dia

Filhote de urso polar sai pela primeira vez no zoológico de Copenhague, na Dinamarca.MADS CLAUS RASMUSSEN/AFP

Giro pelo Paraná

Se Trump já pegou o voo de volta, por outro lado, a aviação paranaense encolheu. Em quatro anos, foram transportados 60% menos passageiros em voos dentro do estado e o preço das passagens subiu em média 75%. Um imposto é o principal vilão dessa história. A jornalista Katia Brembatti revela qual é e conta mais sobre esse cenário preocupante.

Outra estatística que preocupa: relatório divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná mostra aumento nos casos de latrocínio entre 2017 e 2018. Na contramão, os homicídios dolosos sofreram queda. Cristina Seciuk apresenta mais números desse levantamento e as explicações do delegado-geral da Polícia Civil.

Preocupado também deve estar o contador da família Richa, Dirceu Pupo Ferreira que teve duas denúncias contra ele acolhidas pelo juiz federal Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Criminal de Curitiba. Preso preventivamente há mais de um mês, Pupo já respondia por lavagem de dinheiro na Operação Integração. Agora, será réu também por corrupção passiva e organização criminosa. Entenda o caso.

Também em Curitiba foi confirmado o primeiro caso de febre amarela do ano na capital. No âmbito estadual, o governo do Paraná decidiu reabrir os parques do Litoral que tinham sido fechados por causa da doença. Saiba mais.

É CARNAVAL: confira as recomendações de nossos jornalistas

Já que o feriadão de carnaval vai levar muitos curitibanos para as estradas, a Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda que você confira as dicas dos melhores horários para viajar.

Para quem vai curtir os dias de descanso na capital, contamos o que abre vai abrir e o que vai fechar e o Gilson Garrett Jr. e Anna Sens (Guia) prepararam um roteiro com 7 dicas para você se divertir longe da folia. Afinal, tem muita gente que não gosta de carnaval. Mas nem por isso você precisa ficar em casa.

E aproveite também para ler na viagem (se não estiver no volante, claro):

Luan Galani e Luciane Belin (Haus) recomendam: À procura de soluções originais para o Carnaval que também não agridam o meio ambiente? Selecionamos alguns produtos eco-friendly para substituir o plástico e o papel e curtir a folia!

O Luan e a Luciane também indicam que você aprecie as obras de Paulo Mendes da Rocha, o arquiteto brasileiro mais importante ainda vivo, que foram tombadas como patrimônio pela Prefeitura de São Paulo. Veja quais edificações!

Raquel Derevecki (Viver Bem) apresenta a história de um pedreiro que todos os dias percorre 70 quilômetros para fazer uma boa ação: ele está reformando, de graça, a casa de uma garota carente que saiu do hospital com diversas sequelas, transformando-a em um exemplo de home care.

Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda que, antes de comprar uma garrafa de uísque, você confira o ranking que seleciona os melhores uísques do mundo -- o World Whiskies Awards -- premiou com a medalha de ouro da categoria “scotch” um uísque que custa cerca de R$ 67 e é vendido em supermercados. Conheça!

E lembre-se: se beber, não dirija. Bom feriado!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]