Bom dia!
Um parecer do Ministério Público Federal (MPF) enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) defende que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem direito ao regime semiaberto. O documento toma posição em um conflito de interpretações sobre com base em que cálculo se daria a progressão de pena do ex-presidente.
A subprocuradora-geral que assina o parecer, Áurea Lustosa Pierre, é a mesma que em 2017 deu parecer favorável ao julgamento de suspeição de Sergio Moro, hoje ministro da Justiça e Segurança Pública. Além disso, ela responde a um processo disciplinar por suspeitas de ter engavetado mais de mil processos entre 2015 e 2016.
- Paulo Guedes já tem planos para quando a reforma da Previdência for aprovada na Câmara dos Deputados. O ministro da Economia afirmou nesta terça (4) que duas outras PECs já estão prontas: a da reforma tributária e a da revisão do pacto federativo. Jéssica Sant’Ana explica em que consistem as propostas – a primeira delas deve concorrer com outra que já tramita na Câmara e que não foi de iniciativa do governo.
- Não é nenhum segredo que as contas públicas estão um caos. Os sinais de alerta se multiplicam e a situação não deve se solucionar nem neste governo nem no próximo. Três pontos precisam de atenção especial: as despesas discricionárias, o teto de gastos e o equilíbrio das contas. Fernanda Trisotto esclarece o que está em jogo em cada uma dessas áreas.
- A chacina de maio em uma penitenciária de Manaus é mais um sintoma da força das facções criminosas e do modo como elas se organizam atualmente. São pelo menos 37 facções atuantes no país. Kelli Kadanus analisa o fenômeno da regionalização das facções, favorecida pelas rotas do tráfico de drogas, pela superlotação e pela atuação das forças de segurança.
Assim vai
O editorial da Gazeta do Povo desta quarta (5) comenta o bom andamento da votação da leva de medidas provisórias que estavam prestes a expirar, especialmente a da MP 871, que prevê um pente-fino nos benefícios do INSS:
A sessão desta segunda-feira (3) merece destaque pela relevância da medida aprovada, mas também por demonstrar que um esforço de articulação para aprovar reformas importantes para o país pode ocorrer sem o recurso aos velhos expedientes de governos anteriores.
Perigo
O poder explosivo da bomba nuclear da Coreia do Norte é muito maior do que se pensava. Cientistas fizeram novos cálculos a partir de registros do último teste, feito em setembro de 2017, e estimaram que a potência da bomba norte-coreana é 16 vezes maior do que a da bomba de Hiroshima.
Imagem do dia
Pesquisa
A Gazeta do Povo perguntou a todos os deputados da Assembleia Legislativa do Paraná se eles concordam com a afirmação de que o governo de Ratinho Junior (PSD) está promovendo a “nova política” prometida nas eleições. Giulia Fontes traz as respostas.
E mais
- Na HAUS, Luciane Belin apresenta um novo tipo de plástico que pode ser reaproveitado infinitamente – o seu arranjo molecular pode ser desmontado e remontado à vontade. A taxa é bem melhor que a atual: apenas de 20 a 30% do plástico atual é reciclado.
- Durval Ramos faz uma viagem pela história: ele foi até um cartório de Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, que ainda guarda livros de registro de compra e venda de escravos do fim do século XIX. Vale a pena conferir as histórias que aparecem nos registros.
- O chef e jurado do MasterChef Henrique Fogaça ensinou com exclusividade para o Bom Gourmet um dos seus pratos preferidos do seu empreendimento Cão Véio: o Fila Brasileiro. Marina Mori traz o vídeo da receita.
Tenha uma ótima quarta-feira!