Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Como já era esperado, o Congresso derrubou nesta quinta-feira (14) a maior parte dos vetos do presidente Lula ao projeto do marco temporal para demarcação de terras indígenas. Com isso, fica instituída a regra de que novas reservas só poderão ser demarcadas em áreas já ocupadas na data da promulgação da Constituição, em 1988. Veja como foi a articulação para a derrubada.
Desoneração da folha. Com apoio ainda maior, o Congresso também derrubou o veto ao projeto que prorroga a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia.
“Vai, Xandão”. Uma recepção festiva ao ministro Alexandre de Moraes no Palácio do Planalto sintetizou a aliança entre o governo Lula e o STF. Veja como isso foi consolidado.
Política, Economia e Mundo
“Jogo bruto” a favor de Dino. Após a aprovação de Flávio Dino para o STF, a avaliação é de que o governo “jogou bruto” e a direita cometeu erros. Saiba quem está cotado para ocupar a vaga de Dino no Ministério da Justiça.
Moro no olho do furacão. Em uma troca de mensagens durante a análise da indicação ao STF, Sergio Moro e seu suplente citam Deltan Dallagnol. Após críticas, o senador se manifestou.
Giro pelo mundo. O governo da Argentina anunciou um protocolo contra piquetes e bloqueios. Em reunião, os presidentes da Guiana e Venezuela se comprometeram a manter a paz.
Opinião da Gazeta
Dino no STF e a chance perdida pelos senadores. É preciso questionar como alguém com o perfil de Dino consegue o apoio da maioria dos senadores para integrar a mais importante corte do país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Um senador autenticamente preocupado com o império da lei, com o devido processo legal e com a isenção do Poder Judiciário jamais teria como endossar alguém que, uma vez instalado na cadeira de ministro do STF, vai reforçar o caráter político da corte.
O que mais você precisa saber hoje
Segurança pública. Modelo de El Salvador: oposição quer misturar facções em presídios e banir tomadas para celulares
Minas Gerais. Privatização da Cemig fica estagnada enquanto Zema luta por regime de recuperação fiscal
Colunas e artigos
Leis fracas, criminalidade em alta. Artigo de David Zimmermann mostra como o roubo organizado no varejo dos Estados Unidos está crescendo graças a leis fracas de combate ao crime.
Deltan Dallagnol diz que o partido mais poderoso do Brasil é o STF e isso vai piorar com Flávio Dino.
Lúcio Vaz revela que, em voos sigilosos de ministros do STF, seguranças e assessores gastam R$ 3,9 milhões.
Para inspirar e alegrar
Histórias reais do futebol e da música. Se você gosta de séries documentais, temos duas dicas para o fim de semana: “A Mão do Eurico” mostra a trajetória do dirigente que avacalhou o futebol brasileiro; já “John Lennon: Assassinato sem Julgamento” revela as últimas palavras do eterno beatle.
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!