• Carregando...
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva| Foto: EFE/ Andre Borges

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O governo tem uma semana difícil pela frente: Lula pode sofrer suas primeiras derrotas no Senado. Os parlamentares devem discutir dois projetos que contrariam um decreto do governo sobre o Marco do Saneamento e uma Medida Provisória extinguindo a Fundação Nacional de Saúde. Veja como a bancada de Lula está reagindo.

Mais articulação. Ao mesmo tempo, o governo articula para que o Senado reinsira na reforma tributária um trecho que vem sendo chamado de "emenda Lula". Essa parte do texto foi retirada da reforma por um destaque apresentado pela bancada do PL na Câmara. Entenda o que diz a emenda.

Será só promessa? A reforma tributária foi aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada. Apesar da promessa de simplificar o sistema de impostos do país e diminuir custos para as empresas, a reforma não traz garantias de que haverá menos disputas judiciais sobre tributos. Leia o que dizem especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo.

Política, Economia e Mundo

Investigação. O ministro Gilmar Mendes, do STF, mandou desarquivar uma investigação sobre a suposta omissão de autoridades do governo Bolsonaro, incluindo o ex-presidente, durante a pandemia de Covid. Amanhã, Bolsonaro deve prestar depoimento à Polícia Federal em outro caso, envolvendo o senador Marcos do Val.

8 de janeiro. A CPMI sobre o caso será retomada nesta terça. Governistas estão empenhados em buscar evidências comprometedoras contra Bolsonaro, e pretendem pressionar Mauro Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente. Saiba como.

Giro pelo mundo. A OTAN realiza sua cúpula de 2023 entre hoje e amanhã, na Lituânia. Um relatório apontou que cerca de um terço da população da Colômbia vive sob insegurança alimentar grave ou moderada.

Opinião da Gazeta

STF se equivoca quando assume "poder político". “O Poder Judiciário no Brasil (...) viveu e vive um vertiginoso processo de ascensão institucional. Deixou de ser já há um tempo um departamento técnico especializado. Passou a ser um poder político na vida brasileira”, afirmou o ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Veja o que a Gazeta pensa sobre o posicionamento:

O Judiciário de que o Brasil necessita não é nem 'poder político', nem ativista, mas garantidor do cumprimento das leis e da segurança jurídica, com a credibilidade que uma atuação imparcial lhe garante. 

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Imposto de Renda. Haddad vai mandar segunda fase da reforma tributária ao Congresso antes de terminar a primeira

Revisão de tratado. Paraguai pode travar negociações e emperrar verba milionária de Itaipu

Discurso. Dino pede à PF que analise discurso de Eduardo Bolsonaro por comparar professor a traficante

Levantamento da CNA. Com CPI do MST, invasões de terra despencam e deputado promete “pacote invasão zero”

Colunas e artigos

Os problemas de "Tucho". O papa Francisco nomeou dom Víctor Manuel Fernández, conhecido como "Tucho", para o Dicastério para a Doutrina da Fé – o antigo Tribunal do Santo Ofício. Joathas Bello, doutor em Filosofia pela Universidade de Navarra, explica quais são os problemas da escolha do papa.

Sergio Moro comenta a chegada da reforma tributária no Senado.

Diogo Schelp fala sobre a relação entre o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para inspirar

Lembrou da pizza? O Dia Mundial da Pizza foi comemorado ontem, 10 de julho. A data passou batido por aí? Não tem problema: o Bom Gourmet traz uma receita fácil, para fazer em casa mesmo. Você pode preparar a pizza para o jantar e ainda aproveitar as sobras no café da manhã.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]