Governo terá de encarar desafios no Congresso nos próximos meses, da aprovação de Medidas Provisórias, pedidos de CPI a audiência de autoridades| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

CARREGANDO :)

O presidente Lula partiu, nesta terça (10), para uma viagem oficial à China. Em solo brasileiro, porém, ficou um problema significativo: após 100 dias no cargo, Lula ainda enfrenta dificuldades para consolidar a base do governo no Congresso Nacional. Pautas importantes para a gestão petista, principalmente na economia, enfrentam um "campo minado político" que precisará ser resolvido pelo presidente. Leia mais sobre a relação entre Lula e o Congresso.

Invasões de terras. O deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, classificou como "criminoso" o vídeo em que o coordenador do MST, João Pedro Stédile, promete invasões de terras para o mês de abril. Segundo Lupion, cabe ao governo Lula "acalmar seus aliados".

Publicidade

Vandalismo em Brasília. A presidente do STF, Rosa Weber, marcou para o dia 18 de abril o início do primeiro julgamento que vai definir se presos por atos de vandalismo em 8 de janeiro se tornarão réus. Nesta segunda (10), Weber e o ministro Alexandre de Moraes visitaram os detidos no Complexo da Papuda. Veja como foi.

Política, Economia e Mundo

"Fritura" de Haddad. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a ser alvo de fogo amigo de colegas petistas. A proposta de uma nova regra fiscal, apresentada por Haddad, tem sido a principal fonte do descontentamento. O deputado Lindbergh Farias chegou a afirmar que o projeto é um "pacto com o diabo".

Lewandowski se aposenta. O ministro Ricardo Lewandowski se aposentou do STF deixando 780 processos, que devem ser herdados pelo novo ministro a ser indicado por Lula. Antes de deixar o cargo, Lewandowski manteve no STF a notícia-crime em que Rodrigo Tacla Duran acusa Deltan Dallagnol e Sergio Moro de uma suposta tentativa de extorsão.

Giro pelo mundo. O FMI divulgou um relatório em que apresenta projeções de crescimento econômico e inflação para vários países, incluindo o Brasil. O presidente dos EUA, Joe Biden, assinou uma lei que põe fim à emergência nacional pela pandemia de Covid-19.

Opinião da Gazeta

Para Lula, estatais valem mais que pobres. O presidente Lula assinou, na quarta-feira, dia 5, dois decretos que têm o potencial de prolongar o drama de milhões de brasileiros sem acesso a água potável e esgoto tratado. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Publicidade

Os 35 milhões de brasileiros sem água tratada e os 100 milhões sem esgoto coletado valem menos para o petismo que sindicalistas e estatais medíocres e quebradas que precisam seguir existindo para servirem de cabide de emprego a 'companheiros'.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Ex-presidente. Defesa de Bolsonaro apresenta alegações finais em ação no TSE

Entidades enviesadas. Hegemonia da esquerda em associações e ONGs favorece domínio da máquina estatal

Ministra do Planejamento. Tebet diz que arcabouço fiscal será enviado ao Congresso na segunda-feira (17)

Publicidade

Comércio exterior. Qual será o impacto do acordo entre Brasil e China para descartar o dólar

Colunas e artigos

A indústria de petróleo sob Lula. A política de preços da Petrobras para os combustíveis deve sofrer mudanças no governo Lula. Artigo de Walter de Vitto, analista e sócio da Tendências Consultoria, mostra que outras alterações no setor de petróleo e gás estão sendo planejadas pela gestão petista. Leia mais detalhes.

Paulo Uebel fala sobre o impacto dos primeiros 100 dias do governo Lula para a democracia.

Thaméa Danelon trata das funções do Conselho Nacional de Justiça.

Para inspirar

Prato saudável sem gastar muito. Refeições gostosas e nutritivas nem sempre são as mais baratas. Para dar uma mãozinha no seu planejamento alimentar, Rui Morschel conta, na coluna Comida de Verdade, quais frutas e verduras estarão com um preço melhor em abril. Veja a lista e comece a pensar nos quitutes do mês.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!