Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: ato tenta criminalizar direita

Lula tenta ajudar PT nas eleições. Moraes diz ter sido alvo de plano de assassinato. Dom Odilo interfere contra CPI

Lula
Após afrontar Congresso com vetos a projetos de lei e medidas provisórias, Lula está entre a busca de acordos sobre verbas da União e a judicialização. (Foto: Ricardo Stuckert/Secom)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Preocupado em ajudar o PT e seus aliados nas eleições de outubro, o presidente Lula editou um polêmico veto à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024. Até governistas se articulam para derrubar a decisão na volta do recesso, enquanto Lula tenta abrir espaços de negociação com os parlamentares. Entenda na reportagem de Sílvio Ribas.

8 de janeiro. O ato organizado pelo governo para lembrar o vandalismo do ano passado é classificado pela oposição como uma tentativa de criminalização de partidos da direita. Saiba mais sobre o evento.

Alexandre de Moraes. O ministro do Supremo Tribunal Federal disse, em entrevista ao jornal O Globo, que manifestantes do 8 de janeiro tinham um plano para enforcá-lo.

Política, Economia e Mundo

Dom Odilo Scherer intercede. O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, ligou para o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, pedindo que a CPI das ONGs não seja instalada na Câmara Municipal. O vereador Rubinho Nunes, propositor da CPI, fez acusações ao padre Júlio Lancellotti.

Prioridade ao conteúdo local. Cumprindo uma promessa de Lula, o governo anunciou que irá aumentar a exigência de conteúdo local para os próximos leilões de concessão ou partilha de campos de petróleo em alto mar. Entenda o que isso significa.

Giro pelo mundo. Em Cuba, um hospital pediátrico enfrenta a saída de médicos por causa das péssimas condições de trabalho e dos baixos salários. O Estado Islâmico reivindicou o ataque que matou 84 pessoas no Irã na quarta (3).

Opinião da Gazeta

Moraes não dá provas do "plano homicida". Segundo Alexandre de Moraes, havia não apenas um, mas três planos para livrar-se dele no dia 8 de janeiro de 2023, envolvendo inclusive a participação das Forças Armadas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O que temos é um magistrado falando sobre um processo que ele mesmo está julgando, relativo a acontecimentos nos quais ele seria vítima, o que o tornaria impedido em qualquer país que levasse a sério as regras de processo penal. Não há um único elemento nessa história indicando que ela possa ser levada a sério. 

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Segurança pública. As câmeras corporais para policiais são a solução para a segurança pública? Artigo de Raquel Gallinati, diretora da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, discute o tema. Leia a íntegra.

Para inspirar e alegrar

Energia limpa em alta. Puxada pelo desempenho da energia eólica e da energia solar, a matriz elétrica brasileira registrou o seu maior crescimento desde 2016. O resultado de 2023 superou até a meta estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.