Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Os efeitos da renovação no TSE

Lula tenta contornar saia justa no G7. STF condena Collor por corrupção. Deltan Dallagnol está inelegível?

Presidente Lula chega ao Japão, onde participa como convidado da cúpula do G7. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O presidente Lula já está no Japão, onde participa como convidado da cúpula do G7, que tem início nesta sexta-feira (19). Durante o evento, o petista vai tentar contornar a saia justa criada por suas declarações recentes, relativizando a culpa da Rússia no conflito com a Ucrânia. Além disso, pode ser cobrado pela contestação à hegemonia do dólar como moeda global. Entenda.

Quem substitui Deltan? A cassação de Deltan Dallagnol abriu uma disputa partidária. O suplente do PL promete assumir a cadeira, mas o Podemos diz que a vaga pertence ao partido.

E para 2024? Deltan perdeu o atual mandato, mas como fica a situação para 2024 e 2026? Ele está inelegível? Veja o que dizem especialistas.

Política, Economia e Mundo

Renovação no TSE. O STF deve receber nos próximos dias a lista de indicados para assumir duas vagas no TSE. Essa renovação garantirá a Lula uma maioria hostil a Bolsonaro.

STF condena Collor. O STF formou maioria para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Veja como votaram os ministros.

Giro pelo mundo. Os EUA mudaram o processo de recepção de migrantes de Cuba, Venezuela e outros países. No Japão, a cúpula do G7 acontece em meio à maior ameaça nuclear desde a Guerra Fria.

Opinião da Gazeta

O humor amordaçado. Por decisão da Justiça paulista, o humorista Léo Lins foi obrigado a retirar inúmeros conteúdos de seu canal do YouTube. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ainda que a linguagem empregada seja ácida, inadequada, excessiva ou insensata, nada disso é crime se não houver o objetivo explícito de injuriar, de humilhar, de desumanizar, de diminuir alguém por pertencer a um grupo específico.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Proibição de caça surte efeito inverso. Em 2004, o Reino Unido proibiu a caça às raposas. Resultado: um “declínio catastrófico” na população dessa espécie. Artigo de Lawrence W. Reed explica o fenômeno.

Luís Ernesto Lacombe faz uma crônica no futuro do pretérito do indicativo.

Para inspirar

Filme premiado ou série de crime? Procurando o que assistir no fim de semana? Que tal o drama vencedor do Oscar “Meu Pai”? Ou então “Mães da Máfia”, uma das melhores séries do ano?

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.