Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O presidente Lula já está no Japão, onde participa como convidado da cúpula do G7, que tem início nesta sexta-feira (19). Durante o evento, o petista vai tentar contornar a saia justa criada por suas declarações recentes, relativizando a culpa da Rússia no conflito com a Ucrânia. Além disso, pode ser cobrado pela contestação à hegemonia do dólar como moeda global. Entenda.
Quem substitui Deltan? A cassação de Deltan Dallagnol abriu uma disputa partidária. O suplente do PL promete assumir a cadeira, mas o Podemos diz que a vaga pertence ao partido.
E para 2024? Deltan perdeu o atual mandato, mas como fica a situação para 2024 e 2026? Ele está inelegível? Veja o que dizem especialistas.
Política, Economia e Mundo
Renovação no TSE. O STF deve receber nos próximos dias a lista de indicados para assumir duas vagas no TSE. Essa renovação garantirá a Lula uma maioria hostil a Bolsonaro.
STF condena Collor. O STF formou maioria para condenar o ex-presidente e ex-senador Fernando Collor por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Veja como votaram os ministros.
Giro pelo mundo. Os EUA mudaram o processo de recepção de migrantes de Cuba, Venezuela e outros países. No Japão, a cúpula do G7 acontece em meio à maior ameaça nuclear desde a Guerra Fria.
Opinião da Gazeta
O humor amordaçado. Por decisão da Justiça paulista, o humorista Léo Lins foi obrigado a retirar inúmeros conteúdos de seu canal do YouTube. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Ainda que a linguagem empregada seja ácida, inadequada, excessiva ou insensata, nada disso é crime se não houver o objetivo explícito de injuriar, de humilhar, de desumanizar, de diminuir alguém por pertencer a um grupo específico.
O que mais você precisa saber hoje
Caso Dallagnol. Na nova concepção de democracia, criticar autoridades é proibido
Segurança cibernética. Projeto pretende regular IA para evitar manipulação de dados e vigilância em massa
Enfrentamento ao abuso. Com críticas à gestão Bolsonaro, governo Lula divulga ações contra exploração de crianças
Contas públicas. Relator do arcabouço fiscal abre brechas para governo gastar acima do teto já em 2024
Colunas e artigos
Proibição de caça surte efeito inverso. Em 2004, o Reino Unido proibiu a caça às raposas. Resultado: um “declínio catastrófico” na população dessa espécie. Artigo de Lawrence W. Reed explica o fenômeno.
J.R. Guzzo mostra que Dallagnol é mais ficha limpa que Lula e por isso foi cassado pelo TSE.
Luís Ernesto Lacombe faz uma crônica no futuro do pretérito do indicativo.
Para inspirar
Filme premiado ou série de crime? Procurando o que assistir no fim de semana? Que tal o drama vencedor do Oscar “Meu Pai”? Ou então “Mães da Máfia”, uma das melhores séries do ano?
Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada