A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, é um dos nomes da equipe de transição.| Foto: Gerson Klaina / Tribuna do Paraná
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), coordenador-geral do governo de transição, deve iniciar na próxima quarta-feira (9) as nomeações da equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Alguns nomes, porém, já são conhecidos. São os casos do deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e da futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja. Confira outros nomes e o que caberá a cada um.

Publicidade

Veto do agronegócio. Maior entidade associativa de agricultores do Mato Grosso, a Aprosoja decidiu que não aceitará três nomes ligados ao PT cotados para representarem o setor no processo de transição de governo. Entenda por quê.

Mais ministérios. Conforme anunciou diversas vezes durante a campanha eleitoral, Lula deverá recriar ministérios que foram extintos e criar outras pastas. Saiba como isso vai impactar as contas públicas.

Política, Economia e Mundo

Ainda sobre as eleições. O Ministério da Defesa informou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que encaminhará na quarta-feira (9) o relatório de fiscalização das urnas eletrônicas. Já o PT prepara uma nova ofensiva no tribunal para tornar o presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível.

Rumo à Copa. Está definido o grupo de jogadores que vai em busca do hexacampeonato de futebol no Catar. O técnico Tite anunciou nesta segunda a lista de 26 convocados para a Copa do Mundo. Confira os nomes.

Giro pelo mundo. Norte-americanos vão às urnas nesta terça-feira (8) para as midterms, eleições legislativas de meio de mandato presidencial. Republicanos estão ganhando terreno com o voto de latinos. Entenda por que, desde o início da guerra na Ucrânia, cresce a repressão em Belarus.

Publicidade

Opinião da Gazeta

Furo no teto de gastos. Após descartar a possibilidade de assinar uma medida provisória logo no início do novo governo para abrir crédito extraordinário, a equipe do presidente eleito Lula trabalha agora na elaboração de uma proposta de emenda à Constituição, já apelidada de “PEC da Transição”, que deve fazer um novo buraco no teto de gastos. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O perigo está na frequente transformação do temporário em permanente. Alguns dos economistas que anunciaram seu apoio a Lula durante a campanha dariam uma enorme contribuição ao país se convencessem seus pares “desenvolvimentistas” (um eufemismo para “gastadores”) de que será preciso retomar o ajuste fiscal na primeira oportunidade.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Partido de Bolsonaro. PL tem tudo para ser oposição ao governo Lula, mas histórico governista joga contra

Relações exteriores. O que o encontro com Fernández diz sobre a futura política externa de Lula na América Latina

Publicidade

Processo eleitoral. Nos EUA, questionar eleições e urnas eletrônicas faz parte da democracia

Colunas e artigos

O novo ecoterrorismo. A nova e patentemente ridícula variedade de ecoterrorismo tem como alvo as posses dos museus europeus. Artigo de Itxu Díaz analisa o movimento de jovens ativistas que protestam jogando alimentos em valiosas obras de arte e proferindo discursos incompreensíveis.

J.R. Guzzo comenta o ato escandaloso e ilegal de Moraes contra Marcos Cintra.

Guilherme Fiuza explica por que eleição não se toma.

Para inspirar

Tecnologia e conforto. Foi-se o tempo em que as casas inteligentes e automatizadas eram coisa de ficção. Hoje, cada vez mais projetos integram o uso de tecnologias e da automação para tornar os espaços ainda mais agradáveis. Conheça seis exemplos.

Publicidade

Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]