Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Em seu primeiro ano, o governo Lula já liberou o pagamento de R$ 30 bilhões em emendas parlamentares. O valor é 79% superior ao empenhado durante a gestão de Jair Bolsonaro e tem um objetivo claro: melhorar a relação com o Congresso para aprovar pautas de interesse do Executivo. E vem mais por aí.
Mobilização contra vetos. A próxima prova de fogo de Lula no Congresso serão os vetos do marco temporal e da desoneração da folha. A oposição articula a derrubada.
Dino foca nos cristãos. Para garantir a vaga de ministro do STF, Flávio Dino vem centrando esforços junto aos senadores. O mais novo público-alvo são os cristãos.
Política, Economia e Mundo
Revelações da Lava Jato. Lula teria interferido nas eleições do Peru em 2011. É o que revela o livro sobre a Lava Jato. Caso seja condenado pelo TRE-PR, Sergio Moro irá aguardar no Senado o julgamento do TSE.
CPI do Abuso de Autoridade. Antes mesmo de ser instalada, a CPI do Abuso de Autoridade já tem um desafio e tanto: driblar os obstáculos jurídicos criados pelo próprio STF.
Giro pelo mundo. O presidente da Argentina, Javier Milei anuncia nesta terça (12) um pacote de medidas econômicas. Conheça Irfaan Ali, o presidente da Guiana que enfrenta a ameaça da Venezuela.
Opinião da Gazeta
O dinheiro público a serviço do projeto de poder do PT. “Se tiver que fazer déficit, vamos ter que fazer. Senão a gente não ganha a eleição em 2024.” A frase do líder do governo sintetiza como o petismo enxerga as instituições. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Para que os candidatos petistas e aliados tenham algo a mostrar a seus eleitores no ano que vem, José Guimarães e boa parte do petismo defendem que as torneiras sejam todas abertas e que o governo gaste como nunca.
O que mais você precisa saber hoje
Exame internacional. Pisa 2022: por que o Chile é o melhor da América Latina
"Feita em casa". Quase uma Itaipu: energia solar triplica em dois anos e chega a 1,7 milhão de residências
Educação. Programa de escola cívico-militar centraliza gestão e Tarcísio espera aprovação ainda em 2023
Onda ideológica. O vitimismo é um problema psicológico e político, não a consequência de uma vida difícil
Colunas e artigos
A crueldade sem limites do Hamas. Erielle Davidson visitou um kibutz devastado por terroristas do Hamas. Em artigo, ela relata a experiência e mostra como só a crueldade importava para o grupo.
J.R. Guzzo mostra que o PT quer reviver rombo fiscal de Dilma para agradar barões da máquina estatal.
Sergio Moro alerta: a América Latina está em perigo.
Para inspirar e alegrar
Ceia com truques de chef. Faltando menos de duas semanas para celebrar o Natal, já é hora de planejar a ceia. Confira dicas de chef e uma receita especial para tornar essa noite saborosa.
Tenha um ótimo dia!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura