• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

O senador Magno Malta (PR-ES), a quem repetidas vezes o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) já tinha se referido como seu “noivo” e preferido para a vice-Presidência, anunciou ontem (11) que não vai se casar. Malta afirmou que irá se dedicar a sua reeleição no Senado.

Planos B. Além da afinidade ideológica, pesava a favor de Malta o tempo de televisão que o nanico PSL ao qual Bolsonaro é filiado ganharia durante a campanha. Agora, aumentam as chances de Bolsonaro investir em uma chapa puro-sangue com Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), ou com o general Augusto Heleno (PRP), que comandou as tropas internacionais no Haiti. Uma fortalece o discurso anti-corrupção; o outro, a preocupação com a segurança pública. Resta saber se vão aceitar. 

Extrema-esquerda. E há uma curiosa semelhança entre Bolsonaro e a extrema-esquerda americana: a ideia de aparelhar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Suprema Corte.

Ainda aquele domingo

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de abertura de inquérito judicial contra o desembargador do TRF4 Rogério Favreto, pelo crime de prevaricação. Favreto, junto a três companheiros do PT, tentou aplicar um golpe e soltar Lula da prisão no domingo (8).

A decisão foi tão absurda, que valeu uma espinafrada da presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, comentada pelo Editorial de hoje da Gazeta do Povo:

A presidente da corte não se limitou a repreender Favreto, mas ainda endossou a atitude dos outros protagonistas, o juiz federal Sergio Moro e os desembargadores Gebran Neto e Flores Lenz. Ao consultar o presidente do TRF-4 antes de cumprir a decisão de Favreto – que, lembre-se, havia citado Moro em sua decisão –, o juiz federal agiu “com oportuna precaução” diante de uma “esdrúxula situação processual”.

Se preferir, você pode ouvir o Editorial na íntegra:

Fominha

E não contente em querer libertar Lula da cadeia, Paulo Teixeira (PT) quer agora liberar a maconha em todo o Brasil.

Privilégios legais

A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, atendeu, em decisão liminar, ao pedido de beneficiárias que recebem pensão por morte concedida a filhas solteiras maiores de 21 anos de servidores públicos civis. Cármen Lúcia segue o argumento do ministro Fachin, que considerou incorreta a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinava o cancelamento da pensão nos casos em que a pensionista tivesse outro trabalho ou empresa privada que lhe gerasse algum tipo de renda.

Intervencionismo

Farinha pouca... A Câmara e o Senado aprovaram a MP da tabela do frete, que estabelece pisos mínimos para o serviço de frete a ser calculados Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), anistia a multas e a prevalência do legislado ao acordado, ou seja, nada de liberdade na formação de preços. O presidente Michel Temer estuda vetar a anistia. 

Nós também avisamos. A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) afirmou que vai tentar reverter a tabela de todas as formas possíveis, inclusive no Judiciário. Para a Aprosoja, a MP contraria a lei da oferta e da demanda, vai desregular o livre mercado e provocar um efeito cascata nos preços de todos os produtos.

Defesa da Vida

 O Conselho Federal de Medicina (CFM) considera que o Congresso Nacional, e não o STF, é a instituição adequada para discutir a legalização do aborto. Jônatas Dias Lima explica por que essa é uma vitória e tanto. Fique atento: o Supremo realiza audiências públicas sobre o tema nos dias 3 e 6 de agosto.

Futuro das cidades

Big data. Que o urbanismo tem muito a contribuir para a qualidade de vida das pessoas, já se sabe há tempos. Agora, por meio da imensa quantidade de dados gerados pela internet, sua otimização deve tomar proporções cada vez maiores com o surgimento das smart cities – as cidades inteligentes, em bom português.

O céu é o limite. Falando nisso, o Uber apresentou o conceito que norteará os projetos dos seus skyports, uma espécie de heliponto que deverá dar suporte ao Uber Air, futuro serviço de transporte aéreo da companhia – e as imagens são surpreendentes. 

Eterna dúvida

Este editor confessa que não sabia, mas o Bom Gourmet resolveu o problema: entenda qual é a diferença entre a mimosa, a mexerica, a morgote e a ponkan.

A emoção foi muita

Conheça a história do cachorro mais feio do mundo que morreu dias depois de ganhar o título.

Na Bélgica

Está acontecendo a Cúpula da OTAN, a aliança militar ocidental. No primeiro dia de reuniões, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fustigar seus aliados.

No Reino Unido

O governo vai mal, mas as opções para substituir Theresa May são ainda piores. É a opinião de Theodore Dalrymple, um dos maiores ensaistas conservadores em atividade:

O problema de May era que o partido que ela liderava estava dividido em relação ao Brexit. Foi justamente neste ponto em que a liderança foi mais necessária e mais falha [...] E mesmo que os conservadores se unam, o Reino Unido enfrenta um perigo maior, mais perigoso do que qualquer forma de Brexit: um governo liderado por Jeremy Corbyn, do Partido Trabalhista. Se uma eleição fosse realizada amanhã, este admirador de Hugo Chavez e do Hamas e companheiro de viagem de terroristas, cujas ideias políticas continuam sendo as de um radical estudantil dos anos 70, seria eleito.

Fique atento. O Departamento para Saída do Reino Unido da União Europeia deve formalizar hoje a entrega das propostas britânicas ao bloco comum.

Na Tailândia

O drama do resgate dos meninos acabou, mas ficou o registro emocionante das imagens. Em tempo: isolados no hospital de Chiang Rai, todos se recuperam bem.

No Paraná

Do you wanna dance? A pouco mais de três semanas da decisão sobre as candidaturas ao Palácio Iguaçu, Rogério Galindo traça o panorama das negociações sobre as alianças:

A atual governadora é quem está com a montagem da chapa mais adiantada [...] A candidatura de Ratinho Jr. atraiu vários partidos de médio porte [...] O ex-senador Osmar Dias é quem tem a chapa mais crua por enquanto. Além do PDT, só partidos pequenos aderiram [...] O PT deve, no máximo, ter coligação com o PCdoB.

Tell me that I'm your man. João Frey conta que aliados estão vendo “tiroteio” na disputa pelo cargo de vice na chapa de Ratinho Jr. São quatro os pretendentes.

Fair play? Em Brasília, Catarina Scortecci foi fazer as contas: pré-candidatos, deputados do Paraná gastaram mais de R$ 1,2 milhão em publicidade de seus próprios mandatos.

Em Curitiba

Facilidade. A partir do próximo semestre letivo, boletins de escolas estaduais poderão ser consultados em totens do Detran.

Revitalização. A partir de agosto, a prefeitura deve começar a tocar o programa “Rosto da Cidade”, um projeto que engloba uma área de 2 km² na região central e envolve ações relacionadas ao despiche, à segurança pública e à recuperação dos edifícios históricos localizados no perímetro. A Haus preparou um levantamento dos imóveis contemplados pelas ações.

Cultura. Hoje é o último dia para conferir as danças típicas do Japão e da Polônia no Guairão.

Um bom dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]