Bom dia!
Três horas e meia. Esse foi o tempo entre a defesa de Lula protocolar a sua petição junto ao STF e o plenário da corte decidir mantê-lo em Curitiba, nesta quarta (7). Enquanto isso, o caso de Alcirene de Oliveira, que precisava de um medicamento que custava R$780, durou dez anos – de 2009 a 2019. Ela morreu em 2017, aos 39 anos. Paulo Polzonoff Jr. explica por que isso acontece.
- Enquanto a reforma da aposentadoria dos militares já se prepara para tramitar na Câmara, o governo planeja uma reestruturação também no serviço público federal. Monica Gugliano explica os planos da primeira e Giulia Fontes indica o que devemos esperar da segunda.
- A aprovação do nome de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil em Washington é um teste da força do bolsonarismo no Senado. Olavo Soares sonda como está o clima na Casa em torno do assunto da indicação do infante.
- O que pode ser pior que as tragédias de Mariana e Brumadinho? O rompimento de uma barragem que abriga lixo radioativo a céu aberto. Parece cenário de filme de terror, mas é uma possibilidade real no sul de Minas Gerais. Kelli Kadanus conta tudo sobre isso.
Opinião da Gazeta
No editorial desta sexta (9), a Gazeta do Povo comenta o novo desafio do Câmara dos Deputados depois da Previdência: a aprovação da MP da Liberdade Econômica:
O Brasil precisa da aprovação da MP da Liberdade Econômica. Melhor que seja em uma versão “concentrada”, livre dos excessos que desviam a atenção do tema principal; mas, se a versão “inchada” chegar ao plenário, rejeitá-la toda por causa dos “jabutis” seria jogar fora o bebê com a água do banho, desperdiçando uma oportunidade ímpar de “tirar o Estado do cangote daqueles que produzem”, como afirmou Bolsonaro na véspera da assinatura da MP.
Imagem do dia
Aprofunde-se
Curitiba será a primeira capital brasileira a ser monitorada sobre as 17 metas de sustentabilidade da ONU. A parceria, oficializada nesta quarta-feira (7), vai permitir a troca de experiências com as demais cidades e regiões participantes do programa, entre as quais estão Bonn, Flandres e Moscou. Luan Galani explica como vai funcionar.
- A DAZN, a “Netflix do esporte”, não para de crescer. E os planos são ainda mais ambiciosos. Gabriel Vaquer explica a origem da empresa e do dinheiro que a mantém.
Lá fora
O governo da Itália está por um fio. A temperatura esquentou entre Liga e Movimento 5 Estrelas, membros da coalizão do governo, e o vice-primeiro-ministro Matteo Salvini pediu novas eleições.
As dicas que só a Gazeta traz
Fique de olho: há 43 cidades, em três estados brasileiros, para as quais crianças não devem viajar sem tomar vacina contra o sarampo.
- Fernando Jasper explica direitinho como calcular a sua aposentadoria com as novas regras da Previdência.
- Uma cervejaria alagoana está produzindo uma cerveja feita com cacto. Guilherme Grandi conta essa história.
- Você sempre perde o ponto do caramelo? Com a matéria de Eloá Cruz, que explica a classificação dos diferentes pontos da calda de açúcar, não vai perder mais.
Para começar o dia inspirado
O Centro de Educação João Paulo II é uma daquelas pérolas que não se vê em todo lugar. Uma escola de primeiro mundo direcionada a crianças de baixa renda, ela é mantida apenas por doações, sem participação governamental. Mas corre o risco de acabar, porque o volume de doações, quase dez anos após a inauguração do centro no município paranaense de Piraquara, tem diminuído consideravelmente. Mellanie Anversa conta como o projeto funciona e como você pode ajudar.
Um bom fim de semana para você e, se for o caso, feliz Dia dos Pais!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana