Bom dia!
Para começar. O Supremo Tribunal Federal julga nesta quarta (20) se órgãos de controle, como a Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf) e a Receita Federal, podem compartilhar dados detalhados de fiscalização com o Ministério Público sem autorização judicial. O julgamento terá impacto em 935 investigações, e o caso mais rumoroso é o que investiga o senador Flávio Bolsonaro. Clique aqui para ler a reportagem da correspondente Kelli Kadanus.
Nossa opinião. Nosso editorial destaca decisão recente do presidente do STF sobre dados do Coaf e o teste ao Estado de Direito. No fim de outubro, Dias Toffoli tinha exigido que o Banco Central lhe enviasse cópias de todos os relatórios produzidos pelo Coaf nos últimos três anos – o ministro recuou da decisão:
"O fato é que a exigência inicial de Toffoli testou os limites do Estado Democrático de Direito, que existe justamente para proteger o cidadão do arbítrio dos detentores do poder"
"Pouco importa se Toffoli não chegou a ler dado algum; basta a exigência de acesso indiscriminado para que estejamos diante de uma situação absurda e preocupante"
Outro assunto para ficar de olho. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve votar nesta quarta (20) a PEC da 2ª instância, que autoriza a prisão de réus após a condenação em dois graus da Justiça.
Economia
O governo incluiu mais 18 ativos para concessão à iniciativa privada ou para uma possível privatização. A lista conta com duas estatais: a Nuclep, indústria de equipamentos pesados, e a EBC, o conglomerado federal de mídia, criado durante o governo Lula. Veja os detalhes na reportagem de Jéssica Sant'Ana.
O mais importante de ontem no Brasil
- Aposentadoria. Senadores mudam cálculo da reforma da Previdência já promulgada
- Operação. Ex-presidente do Paraguai é alvo de operação da Lava Jato
- Trabalhista. O que o governo Bolsonaro quer mudar na CLT junto com o plano de estímulo ao emprego
- Polêmica. Deputado do PSL quebra placa na Câmara
Ideias
O Ministério Público de Minas Gerais multou uma empresa por “maus-tratos aos animais”. Crime: desenhar um leão no circo. Veja na reportagem de Paulo Polzonoff Jr.
A editoria de Ideias também discute a energia solar: Energia limpa? Painéis solares produzem toneladas de lixo tóxico. Leia aqui a reportagem.
Mundo
Coreia do Norte. O ditador norte-coreano Kim Jong-un esnobou o presidente americano Donald Trump, que no domingo havia sugerido um novo encontro entre os dois. Horas depois do convite, a Coreia do Norte respondeu com uma mensagem curta e grossa: "não queremos uma reunião se não ganharmos nada com isso". Em resposta, Washington disse que os EUA estão "preparados para a luta" se as negociações de desnuclearização não derem certo.
Iraque. E agora uma escala no Iraque. O colunista Filipe Figueiredo explica o contexto da maior mobilização popular da história recente do país e por que os protestos podem ser um prelúdio para uma guerra civil.
Bolívia. Na Bolívia, a presidente interina Jeanine Áñez completou uma semana no poder. Longe de ser conciliadora, ela tenta desfazer anos de políticas socialistas no país. Saiba como está sendo o complicado período de transição.
Para inspirar
Para começar bem o dia. Conheça o “Dia da Misericórdia”, projeto social que revitaliza escolas e espaços públicos no Paraná e contribui para um ambiente acolhedor às crianças. Leia na reportagem de Lorena Maria Lafraia.
Tenha um ótimo dia!
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião