Bom dia!
A sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) de hoje poderia ter sido decisiva para todo o processo que culminou com a prisão do ex-presidente Lula em Curitiba. Atendendo ao pedido do novo advogado do Partido Ecológico Nacional (PEN), sigla que patrocina uma ação declaratória de constitucionalidade sobre a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, o ministro Marco Aurélio Mello, relator da ação, adiou por cinco dias o seu julgamento.
Após o prazo, no entanto, o relator pode forçar a análise da questão pelo plenário da corte, principalmente do seu pedido liminar de suspensão de todas as prisões realizadas após a condenação em segunda instância. Muitos já comemoram, acreditando que a ministra Rosa Weber deve votar contra a atual jurisprudência do STF e, indiretamente, favorecer Lula, no entanto, o Editorial da Gazeta do Povo deixou claro:
[O] ministro [Marco Aurélio] pode ter uma surpresa desagradável, já que toda a argumentação construída por Rosa Weber no seu voto do habeas corpus justifica um voto também contra a liminar.
Enquanto Kelli Kadanus alertou que caso o STF conceda a liminar após o adiamento não será somente Lula que deve sair da prisão, mas também outros réus da Lava Jato já condenados, Carlos Alberto Di Franco, além de deixar claro qual é a possível reação dos cidadãos brasileiros, frisou:
O momento, no entanto, é preocupante. Políticos, à esquerda e à direita, estão unidos num denominador comum: salvar a própria pele. O infortúnio do cárcere e a perspectiva do ostracismo uniram adversários históricos para combater o inimigo comum: a Operação Lava Jato e o aparato da Justiça.
Luz no fim do túnel?
Sem um passado político e sendo reconhecido como um ferrenho crítico dos políticos corruptos, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa surge como uma opção para a esquerda brasileira.
Ainda na esquerda
Irritado com perguntas sobre afirmações suas de “sequestrar Lula” e receber o juiz Sérgio Moro “na bala”, Ciro Gomes (PDT) deu um tapa na nuca de um blogueiro do MBL. Confira o vídeo.
Com 1 ano de blog
Lúcio Vaz passou 365 dias denunciando as mordomias pagas com dinheiro público. Não perca a seleção feita pela Gazeta do Povo.
“Terminará em casamento”
Foi o que declarou o ministro interino da Defesa, Joaquim Silva e Luna, ao afirmar que as negociações entre a Boeing e a Embraer devem ser concluídas nos próximos meses.
O valor da informação
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma nova estratégia para estimular os brasileiros a usarem menos o cheque especial e a preferirem modalidades de crédito mais baratas.
Safra de Grãos 2017/2018
Segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de soja pelo Brasil deve bater um novo recorde. Veja os dados para outras culturas.
Na Colômbia
Um grupo de magistrados venezuelanos que, após serem nomeados para a Suprema Corte, fugiram do seu país, iniciou um julgamento simbólico do ditador venezuelano Nicolás Maduro por corrupção e lavagem de dinheiro. Miguel Angel Martín, o presidente do tribunal no exílio, afirmou:
Estamos cumprindo com nossa Constituição e nossa lei. [...] Em Caracas, há um tribunal de fato e aqui, há um tribunal legítimo.
Na Rússia
É importando pomares inteiros e tecnologia de ponta que o governo de Vladimir Putin pretende construir a autossuficiência alimentar do país.
Nos Estados Unidos
O presidente Donald Trump e algumas autoridades do governo republicano prometeram uma resposta à Rússia se for comprovada a responsabilidade do Kremlin no último ataque químico ocorrido na Síria.
Ainda em Washington. O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, prestou o seu primeiro depoimento ao Congresso norte-americano e os senadores questionaram o modelo de negócio da rede social.
Holodomor
É o nome que se dá para a crise alimentar causada na Ucrânia pelo fracasso do programa de reorganização da agricultura conduzido por Josef Stalin nos países soviéticos:
A Ucrânia é um território precioso, disputado ao longo de toda sua história. [...] Um terço de toda a terra negra do planeta está no país. Dos 60 milhões de hectares de território ucraniano, 42 milhões são adequados para o plantio. Atualmente, o país é referência mundial na produção de grãos e um dos três maiores exportadores de milho do planeta. Como foi possível que um lugar assim passasse fome?
Assédio moral
A Justiça do Trabalho condenou uma companhia ferroviária por deixar, propositadamente, uma funcionária ‘à toa’ no trabalho. Entenda o caso:
O caso chegou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), que decidiu fixar o valor indenizatório em R$ 100 mil. O ministro Alexandre Belmonte, relator do caso na Corte, lembrou que o montante não pode ser irrisório, mas também não pode levar ao enriquecimento sem causa do trabalhador.
Atrás de apoio popular
Uma ideia legislativa pretende abolir os cursos de ciências humanas das universidades públicas. A proposta está aberta para votação pública até o dia 7 de junho para que possa seguir para a deliberação do Senado Federal:
Uma medida similar foi instituída pelo governo do Japão em 2015. Com o objetivo de eliminar custos e enfatizar o desenvolvimento tecnológico.
No Paraná
Operação Causa Ganha. É de R$ 9 milhões o provável prejuízo da Copel (Companhia Paranaense de Energia) em decorrência de uma fraude envolvendo ações indenizatórias contra a empresa pública que está sendo investigada pela Polícia Civil.
O verdadeiro desafio. Segundo os dados da pesquisa Ibope sobre as intenções de voto para o governo do Paraná em 2018, o desafio de Cida Borghetti (PP), atual governadora e candidata à reeleição, não é ser conhecida pelo eleitorado, é outro e bem mais complicado.
De olho nos votos. Políticos paranaenses saíram em defesa do ex-presidente Lula, Giulia Fontes discutiu se isso é bom ou ruim.
Em Curitiba
A Gazeta do Povo foi conferir os transtornos causados pelo acampamento pró-Lula na região de Santa Cândida (veja as fotos) e registrou a ação de grupos favoráveis à Operação Lava Jato que, para colaborar com a ‘rotina puxada’ dos policiais militares, distribuem lanches aos agentes que realizam a segurança nas proximidades do prédio da Superintendência da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula está preso.
Um bom dia!
Governo pressiona STF a mudar Marco Civil da Internet e big techs temem retrocessos na liberdade de expressão
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Yamandú Orsi, de centro-esquerda, é o novo presidente do Uruguai
Por que Trump não pode se candidatar novamente à presidência – e Lula pode
Deixe sua opinião