Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Um mês do conflito em Israel

Meta fiscal confronta governo e Congresso. Senado vota reforma tributária. MST multiplica invasões

Lula
Presidente Lula sinalizou com a possibilidade de abandonar meta de déficit fiscal zero em 2024. (Foto: reprodução/Canal Gov)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Há pouco mais de uma semana, o presidente Lula sinalizou com a possibilidade de abandonar a meta de déficit fiscal zero para 2024. Com isso, deu início a uma queda de braço entre governo e Congresso. Nenhum dos dois lados quer ser o primeiro a oficializar uma ampliação dos gastos que reforçará incertezas na economia. Entenda o impasse.

Reforma tributária avança. Senadores deverão votar hoje a PEC que trata da reforma tributária. Veja como ficou o texto aprovado pela CCJ.

Confiança em baixa. A confiança das empresas em relação à economia voltou a cair em outubro. Com isso, novas contratações estão ameaçadas.

Política, Economia e Mundo

Segurança nos portos. Combater o tráfico internacional de cocaína que usa os portos brasileiros como rota para a Europa. Esse é o principal objetivo da operação de GLO iniciada pela Marinha.

Um mês de guerra. O conflito entre Israel e Hamas completou um mês nesta terça-feira (7). Por enquanto, não é possível visualizar um desfecho e segue a preocupação com o risco de uma escalada.

A ofensiva do MST. A questão do Enem que abordou o agronegócio causou indignação no setor. No campo, o MST invadiu em 2023 mais fazendas do que durante todo o mandato de Jair Bolsonaro.

Opinião da Gazeta

A erosão da autoridade moral da ONU. Na semana passada, o Fórum Social do Conselho de Direitos Humanos da ONU foi presidido pelo Irã – país que promove uma série de violações. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A verdade é que o Irã não tem condições de assumir nenhum tipo de função – nem mesmo secundária, quanto mais de protagonismo – em qualquer instância internacional de promoção dos direitos humanos.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Terroristas fora de Gaza. Após os ataques a Israel, o país não pode deixar terroristas continuarem em Gaza. Artigo de Tyler O’Neil destaca as razões para isso, apresentadas pelo próprio Hamas.

Marcio Antonio Campos diz, sob uma visão católica, por que não existe argumento aceitável para defender o Hamas.

Rodrigo Constantino explica por que a esquerda não liga para os palestinos.

Para inspirar e alegrar

Proteção contra o calor. O verão está chegando e, com isso, as edificações precisam oferecer abrigo do sol e do calor. Conheça algumas soluções para garantir esse conforto.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.