Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Governo conta com ajuda para ganho fiscal

Milei faz limpa no funcionalismo. Novo Código Civil nas mãos do Congresso. TSE começa a julgar senador

Presidente da Argentina, Javier Milei, promete demitir mais 70 mil funcionários públicos. (Foto: EFE/Matías Martin Campaya)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Na semana passada, o presidente argentino Javier Milei anunciou que irá demitir mais 70 mil funcionários públicos. A medida faz parte da promessa de campanha de usar sua simbólica “motosserra” para dissolver os contratos gerados durante a gestão kirchnerista. O país tem hoje uma das maiores proporções de funcionários públicos da América Latina.

Popularidade em baixa. No Brasil, o presidente Lula vê sua popularidade cair entre os católicos. Entre os principais motivos estão a situação econômica e a pauta de costumes.

Novo Código Civil. Caberá a Rodrigo Pacheco e Arthur Lira ditar o ritmo da tramitação do novo Código Civil. Entenda como é o processo.

Política, Economia e Mundo

Senadores na mira da Justiça Eleitoral. Um pedido de vista suspendeu o julgamento do senador Sergio Moro no TRE-PR. Outro senador, o catarinense Jorge Seif, começa a ser julgado pelo TSE nesta quinta (4).

Uma mãozinha do Judiciário. O governo Lula conta com a ajuda do Judiciário para obter um ganho fiscal de R$ 24 bilhões com a limitação de compensações tributárias a empresas. Saiba que ajuda é essa.

Giro pelo mundo. Juízes foram presos no Equador suspeitos de participar de um esquema para libertar criminosos. Em Cuba, a ditadura mudou a lei para justificar a repressão contra opositores.

Opinião da Gazeta

Os supremos incriticáveis. O ministro Gilmar Mendes, do STF, pediu que a Polícia Federal investigue um cidadão brasileiro que teria dito algumas palavras desagradáveis no aeroporto de Lisboa. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Há um oceano de distância entre o que realmente ocorreu e o efeito que o ministro quis atribuir ao episódio em seu ofício à PF: o de “intimidar ministro do tribunal” e “desestabilizar o funcionamento da instituição”.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Tajiquistão e o terrorismo. Quatro acusados pelo ataque a uma casa de shows na Rússia são do Tajiquistão. Artigo de Richard Foltz diz por que se teme o surgimento de terroristas desse país.

Para inspirar e alegrar

Uma sauna em poucas horas. Uma sauna instalada e pronta para uso em poucas horas, com apenas três pré-requisitos simples. Sim, o produto já é realidade no mercado, veja os detalhes.

Tenha um ótimo dia!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.