Militares iniciaram inspeção de urnas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).| Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Nove militares indicados pelo Ministério da Defesa iniciaram nesta quarta-feira (3), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a inspeção do código-fonte das urnas eletrônicas. O acesso aos dados foi liberado após um pedido classificado como “urgentíssimo” do ministro Paulo Sérgio Nogueira. A expectativa é de que a análise dos militares seja concluída até o próximo dia 12. Confira como foi o primeiro dia de atividade.

Danos irreparáveis. Durante um evento nesta quarta, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que as fake news causam danos irreparáveis aos candidatos e que o Brasil vai impor sanções para coibir a prática.

Publicidade

Crime de fake news. As notícias falsas também são tema de discussão no Congresso. Parlamentares decidirão se derrubam ou não um veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) à proposta que cria o crime de fake news eleitoral. Entenda o que está em debate.

Política, Economia e Mundo

Disputa presidencial. O PT selou acordo com o Pros e deve fechar também com o Avante de André Janones para a disputa presidencial. Saiba o que o ex-presidente Lula ganha com esses apoios. Entenda ainda o que pretende o PTB ao lançar a candidatura de Roberto Jefferson.

Nova alta dos juros. Confirmando as expectativas do mercado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu por uma nova alta da taxa básica de juros. A Selic passa de 13,25% para 13,75% ao ano, a 12ª alta consecutiva desde março de 2021.

Giro pelo mundo. A China aplicou sanções a Taiwan após a visita da deputada norte-americana Nancy Pelosi. Eleitores do estado do Kansas rejeitaram uma emenda constitucional contra o aborto. E a saída dos russos da Estação Internacional pode significar uma nova Guerra Fria espacial?

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade

Opinião da Gazeta

A verdade contra a perseguição a Deltan. O ridículo da perseguição que ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) têm movido contra aqueles que integraram a força-tarefa da Operação Lava Jato, especialmente o ex-coordenador Deltan Dallagnol, ficou tão evidente que agora até mesmo o órgão que deu início a todo esse absurdo está pedindo pelo seu fim. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Mesmo que ainda reste decência suficiente aos ministros e tudo seja arquivado, o episódio deixa uma valiosa lição: a de que os inimigos da Lava Jato não desistirão e seguirão usando tudo o que tiverem à disposição para transformar em bandidos aqueles que lutaram heroicamente para combater a corrupção.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Má gestão. STF começa a julgar se nova Lei de Improbidade retroage; quais políticos podem se beneficiar

Disputas estaduais. Como estão os palanques dos presidenciáveis nos estados e o que ainda está indefinido

Publicidade

Regras trabalhistas. MP sobre teletrabalho: Câmara aprova acordos individuais entre trabalhador e empregador

Artigo. Nazistas queimavam livros. Progressistas os cancelam em nome do “bem”

Colunas e artigos

OMS não merece o Nobel. Segundo agentes de apostas britânicos, a favorita para ganhar o Prêmio Nobel da Paz deste ano é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em artigo, John Tierney diz por que é difícil imaginar escolha pior e quem realmente merece ser laureado.

Daniel Lopez questiona: o que Nancy Pelosi e os democratas estão tentando esconder?

Paulo Polzonoff Jr. fala sobre “Pacto Brutal: o Assassinato de Daniella Perez”.

Publicidade

Para inspirar

A juventude do agronegócio. Uma mudança causada pela pandemia deverá impactar profundamente o setor rural nos próximos anos: a volta dos jovens dos grandes centros para o campo, ligados à tecnologia e com soluções inovadoras. Veja como isso já tem surtido efeitos no agronegócio.

Tenha um ótimo dia!

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]