Uma semana depois de virem à tona as denúncias de tráfico de influência e favorecimento na liberação de recursos, Milton Ribeiro foi exonerado do cargo de ministro da Educação nesta segunda-feira (28). O pedido partiu do próprio Ribeiro, para que possa se defender das acusações, e foi aceito pelo presidente Jair Bolsonaro. Interlocutores afirmam que o risco para a campanha à reeleição de Bolsonaro teria ficado “muito alto”.
Possível substituto. O substituto de Milton Ribeiro à frente da Educação ainda não foi anunciado, mas o nome mais cotado é o do atual secretário-executivo da pasta, Victor Godoy. Entenda por que ele ganhou força.
Mudança na Petrobras. Outra mudança definida por Bolsonaro foi a saída de Joaquim Silva e Luna da presidência da Petrobras. Em nota, o Ministério das Minas e Energia informou a indicação do economista e consultor Adriano Pires para o cargo. Saiba quem é ele.
Política, Economia e Utilidade pública
Eleições 1. Eduardo Leite anunciou que vai renunciar ao cargo de governador do Rio Grande do Sul, ameaçando a candidatura de João Doria no PSDB. Entenda por que a escolha de vices na terceira via está em segundo plano e como políticos tradicionais retomaram o protagonismo.
Eleições 2. Por determinação do presidente Jair Bolsonaro, o PL retirou a ação no TSE que tentou proibir a manifestação política no festival Lollapalooza. Saiba o que é proibido e o que está liberado atualmente, segundo a lei eleitoral.
Guerra na Ucrânia. O chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, disse acreditar em um acordo com a Ucrânia para pôr fim à guerra. Veja quais as cidades ucranianas estratégicas que a Rússia está tentando dominar e qual o risco de os russos abandonarem Vladimir Putin devido às sanções econômicas.
Opinião da Gazeta
A censura e a hipocrisia. Como avaliar manifestações políticas de pessoas públicas como artistas em um ano eleitoral? A resposta que o ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu a essa pergunta demonstra, mais uma vez, que o apagão da liberdade de expressão promovido especialmente pela cúpula do Judiciário nacional mantém sua força no país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Muitos dos que hoje criticam (acertadamente) a censura imposta por Araújo aos artistas pró-Lula e anti-Bolsonaro parecem ter acordado só agora para a importância da liberdade de expressão, pois nos últimos três anos ignoraram ou mesmo aplaudiram a censura imposta apenas a pessoas ou grupos conservadores, de direita ou apoiadores do atual governo, seja nos inquéritos abusivos do Supremo ou em instâncias como a CPI da Covid.
O que mais você precisa saber hoje
Segurança pública. O que diz o novo pacote anticrime de Bolsonaro. E o que ele quer com essas medidas
Problemas no campo. Depois de logística e fertilizantes, o novo desafio do agro: onde guardar a produção?
Novos projetos. Geração própria de energia pode crescer “dez anos em um” com contagem regressiva de isenção
Colunas e artigos
Will Smith vs. Chris Rock. O fato mais comentado da cerimônia do Oscar, na noite de domingo (27), foi o tapa dado por Will Smith em Chris Rock. O artigo de Kyle Smith pergunta: quem ganhou o prêmio? Madeleine Lacsko levanta outro questionamento: qual dos dois você defende?
J.R. Guzzo afirma que Alexandre de Moraes, um “fora-da-lei jurídico”, só piora com o tempo.
Paulo Polzonoff Jr. questiona: quem disse que eleitor de direita ouve Pabllo Vittar e Anitta?
Para inspirar
Lares que transformam vidas. Fernanda Silmara contou com a ajuda do tio para reformar sua casa e, finalmente, ter um lar sem goteiras. A experiência inspirou-a a criar a Reforamar, ONG que reforma casas e instituições em situação de vulnerabilidade social. Conheça a iniciativa. Tenha um bom dia e uma ótima semana!