Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
Acatando uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, o Telegram apagou as mensagens enviadas aos usuários com críticas ao PL das Fake News. Além disso, compartilhou uma nova mensagem reconhecendo que disseminou “desinformação”. Caso não acatasse a determinação, teria o serviço suspenso. A censura à plataforma contou com pressão do governo e ofensiva de influenciadores.
Enquadradas e penalizadas. Pouco antes de emitir a decisão, Moraes afirmou que as big techs sentem que estão acima da lei, mas devem ser “enquadradas” e “penalizadas”.
Demonstração de poder. Para juristas, a decisão é uma tentativa de demonstrar poder, repleta de incoerências e sem respaldo na legislação brasileira.
Opinião da Gazeta
O fim da liberdade de debater. Ainda existe debate livre no Brasil sobre projetos de lei em tramitação no Congresso? Se depender do STF e de Alexandre de Moraes, não mais. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Não deixa de ser irônico que, enquanto o ministro do Supremo, sem citar uma única lei que o Telegram tenha desrespeitado, se contenta em alegar a existência de relações de causa e efeito sem demonstrá-las de forma minimamente satisfatória.
Política, Economia e Mundo
Agronegócio e o marco temporal. A bancada do agronegócio trabalha para garantir a votação do projeto que torna lei a tese sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas. Entenda por quê.
Manipulação no futebol. A Polícia Federal deverá investigar as denúncias de manipulação de jogos no Campeonato Brasileiro. A CBF descartou a possibilidade de paralisar a competição.
Giro pelo mundo. Como se deu a guinada à direita no Cilhe? Artigo de Joaquín García-Huidobro explica. Na Venezuela, Nicolás Maduro usa o sofrimento dos migrantes como arma política.
O que mais você precisa saber hoje
Indústria da defesa. Ucrânia deve negociar com Amorim compra de blindados Guarani para fins humanitários
Resolução do CNJ. “5800 criminosos soltos”: CFM se manifesta contra o fim dos manicômios judiciários
Trabalho. Industrialização das cooperativas aumenta emprego no campo
Coronavírus de morcego. EUA voltam a financiar pesquisa do tipo que pode ter começado a pandemia
Colunas e artigos
Por que o público não confia na imprensa? Há uma razão pela qual o público desconfia da imprensa. E é muito simples. Para saber, leia o artigo de Becket Adams.
Marcel van Hattem pergunta: OAB, cadê você?
Daniel Lopez diz por que Tucker Carlson está prestes a revolucionar o jornalismo mundial.
Para inspirar
Dos fungos para a construção civil. O micélio, parte vegetativa dos fungos, tem mobilizado pesquisadores e está cada vez mais próximo de tornar a construção civil mais sustentável. Entenda como.