Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: CPMI define primeiros nomes

Moraes manda soltar ex-ministro. Lula despeja verbas em busca de apoio. Câmara discute combate à censura

Anderson Torres
Anderson Torres teve soltura decretada por Alexandre de Moraes. (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Prestes a completar quatro meses na prisão, o ex-ministro Anderson Torres teve a soltura determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele estava detido desde 14 de janeiro, acusado de omissão nos atos de vandalismo em Brasília, quando ocupava o cargo de secretário de Segurança do Distrito Federal. Moraes determinou uma série de medidas cautelares para autorizar a liberação de Torres, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.

Sentença sem defesa. Na decisão que ameaçou suspender o Telegram, Alexandre de Moraes inovou: estabeleceu a sentença sem defesa.

"Institucionalização da censura”. A liberdade de expressão foi tema de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, que instaurou uma subcomissão de “combate à censura”.

Política, Economia e Mundo 

Lula distribui verbas. A liberação massiva de verbas pode não ser suficiente para Lula ganhar apoio no Congresso. O União Brasil, por exemplo, amplia a pressão e pode impor novas derrotas.

Investigações a postos. A CPMI do 8 de janeiro já tem os primeiros nomes. Saiba quem são. Já a CPI do MST pode chegar a Guilherme Boulos e influenciar na eleição de São Paulo em 2024.

Giro pelo mundo. Na Nicarágua, quem criticar o ditador Daniel Ortega nas redes sociais poderá ser preso. O fim de uma medida sanitária deve agravar a crise migratória do governo Joe Biden.

Opinião da Gazeta 

BC à imagem e semelhança de Lula. Travando uma batalha contra o Banco Central, Lula usa as nomeações para a diretoria a fim de torná-lo mais amigável - ou subserviente. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

A essa altura já está bem claro que o “propósito” do governo está longe de ser “crescer com baixa inflação e com justiça social”, e sim gastar o que for preciso, inclusive tolerando-se uma inflação mais alta. 

O que mais você precisa saber hoje 

Colunas e artigos 

Uma sentença ideológica. O Tribunal Constitucional da Espanha declarou totalmente constitucional a chamada lei do aborto de 2010. Artigo de Branco Benigno explica por que essa é uma sentença ideológica.

Luís Ernesto Lacombe diz quem são os destruidores das leis e da esperança.

Para inspirar 

Escândalo político que faz rir. O Watergate, um dos maiores escândalos da história política norte-americana, virou tema de comédia. Conheça a série “Os Encanadores da Casa Branca”.

Tenha um ótimo dia e um excelente fim de semana!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.