O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou que a Justiça Eleitoral não irá tolerar qualquer desrespeito à opinião da classe artística durante o período eleitoral. As declarações ocorreram após a ministra Cármen Lúcia fazer um apelo para que a liberdade de expressão da classe artística brasileira seja respeitada durante as eleições. Após as declarações da ministra, Moraes defendeu medidas contra qualquer tipo de coação do que ele chamou de milícias digitais. Ele disse que desrespeitar artistas é desrespeitar o patrimônio cultural histórico do país.
A Polícia Federal realizou uma operação batizada de “Registro Armado” para apurar fraudes na obtenção do Certificado de Registro (CR) para atiradores e caçadores. O crime envolve despachantes com atuação no Exército Brasileiro. Cerca de 30 policiais federais cumpriram cinco mandados judiciais de busca e apreensão em Goiânia (GO). Os agentes apreenderam computadores, celulares e documentos, que servirão de provas durante as investigações. Segundo a PF, o grupo investigado poderá responder pelos crimes de falsificação e uso de documentos falsos, além de formação de quadrilha, cujas penas somadas podem alcançar 13 anos de prisão.
Pais de alunos iniciaram um abaixo-assinado online para pedir a revogação da exigência do passaporte vacinal na Universidade de São Paulo (SP). Alunos, pais e professores relatam pressões e punições por parte da instituição para que a comunidade acadêmica tome até a terceira dose da vacina contra a Covid-19. Os estudantes não vacinados recebem marcação na lista de chamada, não podem realizar provas e nem receber notas. A petição já conta com mais de 250 assinaturas. Além da USP, a Gazeta do Povo já recebeu relatos de alunos e servidores públicos de instituições como a Unesp, UFABC e Unicamp que também estão exigindo a vacinação.
A ativista americana pró-aborto Stacey Abrams disse que não existe batimento cardíaco em bebês de seis semanas, em um evento em Atlanta, nos Estados Unidos, e afirmou que o som é fabricado e projetado para convencer as pessoas de que os homens têm o direito de controlar o corpo de uma mulher. O vídeo viralizou após ter sido compartilhado por uma rede social do Comitê Nacional Republicano. Abrams é advogada e favorável ao aborto em qualquer momento da gestação.
A opinião de Bruna Frascolla, que escreve sobre uma hipótese política defendida por Olavo de Carvalho e afirma que a prova de que ele estava certo são as ações do ministro Alexandre de Moraes.
As autoridades pró-Moscou dos territórios da Ucrânia onde começaram os referendos sobre a adesão à Rússia estão coagindo cidadãos a votar a favor, segundo fontes ucranianas. Um governador do país invadido disse, pelo Twitter, que a votação ocorre sob olhares atentos dos soldados e que tem recebido relatos de pessoas que vivem nos territórios ocupados de que os comitês eleitorais itinerantes eram acompanhados por indivíduos armados. Ele afirmou, também, que quando uma pessoa marcava “não” (à adesão à Rússia) na cédula, os membros do comitê registravam esta informação em um “caderno”. Um assessor do prefeito de Mariupol afirmou que algumas seções eleitorais na cidade costeira foram instaladas “em lojas e cafés” e que não existem condições para uma votação secreta, dada a falta de cabines.
Cristina Kirchner afirma que a condenação por corrupção que ela sofreu está relacionada à estigmatização da mulher. Kirchner também acusou a Justiça de fazer parte de um "conluio" com o ex-presidente Mauricio Macri para condená-la. A vice-presidente ainda relacionou o atentado que sofreu no dia 1º de setembro às investigações do caso. Os promotores da ação que investiga supostos esquemas de corrupção no país pediram a condenação dela a 12 anos de prisão por considerá-la chefe de uma associação ilícita e responsável pelo crime de fraude ao Estado. Eles também pediram a desqualificação perpétua de ocupar cargos públicos.
Podcast