Bom dia!
Em várias cidades do Brasil, milhares de pessoas foram às ruas para manifestar seu apoio ao ministro da Justiça, Sérgio Moro, e à operação Lava Jato. No mesmo dia em que Bolsonaro retorna do Japão, de onde trouxe na bagagem o excelente acordo do Mercosul com a União Europeia, e espera que o Congresso o aprove o quanto antes. Não vi, mas certamente o presidente deve ter colocado algum "joinha" em seu Twitter.
- Guido Orgis aponta nove razões que indicam que o acordo UE-Mercosul é o fato econômico da década.
- Olavo Soares mostra como o PP, sigla do Centrão, continua influente mesmo com o histórico de escândalos.
- Quem é o general Ramos? O novo ministro da Secretaria de Governo que substituiu o general Santos Cruz, e quais missões ele tem pela frente? Descubra na reportagem de Monica Gugliano.
- Crianças educadas em casa não socializam? Uma pesquisa mostra que elas são muito mais engajadas socialmente do que o senso comum sugere.
Opinião da Gazeta
No editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta o acordo firmado entre o Mercosul e a União Europeia:
"O acordo é extenso, mas seguramente vem carregado de otimismo e expectativas positivas para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e a melhoria das relações dos países membros do Mercosul com o resto do mundo."
Aprofunde-se
A literatura é fundamental para encontrarmos nosso lugar no mundo. E um escritor digno do nome é capaz de revalar-nos aspectos da realidade para os quais pouco prestamos atenção. Por esses e outros motivos é que Michel Houellebecq pode ser considerado o escritor mais importante do século XXI. Pedro Sette-Câmara explica por quê.
Lá fora
A cúpula do G20 reuniu neste fim de semana as maiores economias do mundo no Japão. Veja aqui quais foram os principais encontros dos líderes estrangeiros.
O presidente americano, Donald Trump, esticou um pouco a viagem e conseguiu um encontro histórico com Kim Jong-un. Ele se tornou o primeiro chefe de Estado americano a entrar na Coreia do Norte. O encontro é mais uma etapa nas negociações para o país asiático abandonar seu programa nuclear.
Imagem do dia
Para começar o dia inspirado
Laura Padua recebeu uma dura notícia na gravidez de seu primeiro filho. Em um ultrassom descobriu que apenas metade do coração do bebê estava funcionando e sua chance de sobreviver era pouca. Porém, junto ao marido, resolveu abraçar essa nova vida e seguiu a gestação. Hoje, o menino conta dois anos de idade e tem acompanhamento médico frequente. Contudo, a mãe espera que seu filho possa viver ainda muitos anos. Conheça essa bela história contada por William Bilches.
As dicas que só a Gazeta traz
- Tem pouco espaço para montar sua cozinha? Inspire-se nestes quatro projetos para uma área de até 12m², em HAUS.
- A Aline Torres apresenta um prato que conta a história de Florianópolis. Conheça o Samburá, um prato que leva ostras, peixe e caldo verde.
- Coceiras de pele constantes? Feridas na pele? Você pode estar com dermatite atópica. Conheça mais sobre essa doença que afeta quase 10% dos brasileiros. Por Beatriz Pozzobon.
Tenha uma ótima semana!
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana