Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.
O processo que pode deixar o ex-presidente Jair Bolsonaro de fora das eleições de 2026 teve um novo capítulo nesta quinta (13). O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, defendeu, em documento apresentado ao TSE, que Bolsonaro deve ficar inelegível "por afetar a confiança de parcela da população na legitimidade" do pleito de 2022. Na ação, o ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação na disputa presidencial. Leia mais sobre o assunto.
Comércio internacional. Lula criticou o uso do dólar para a realização de trocas comerciais. "Por que não podemos fazer nosso comércio lastreado na nossa moeda?", questionou. Reportagem de Célio Yano fala sobre um acordo entre Brasil e China para que transações sejam realizadas sem ter o dólar americano como intermediário.
Lula e o Congresso. Mais uma dificuldade se impõe a Lula em sua relação com o Legislativo. Na Câmara dos Deputados, o Centrão se dividiu em dois, fortalecendo os parlamentares e mantendo o protagonismo do presidente da Casa, Arthur Lira. Entenda o que aconteceu.
Política, Economia e Mundo
Tacla Duran. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região restabeleceu a ordem de prisão preventiva contra o advogado Rodrigo Tacla Duran. Ele é réu em ações penais no âmbito da Operação Lava Jato. Em uma audiência, Tacla Duran afirmou que Sergio Moro e Deltan Dallagnol teriam participado de uma tentativa de extorsão. Ambos negam.
Acordo com TV estatal. Durante viagem oficial, Lula deve firmar um acordo de cooperação com o Grupo de Mídia da China. A ideia seria trocar conteúdos "em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável dos dois países". Na prática, Pequim pode usar a parceria para criar uma visão mais positiva do regime.
Giro pelo mundo. Duas freiras que trabalhavam em um abrigo para idosos na Nicarágua foram expulsas do país pela ditadura de Daniel Ortega. Gana se tornou o primeiro país do mundo a aprovar o uso de uma vacina contra a malária.
Opinião da Gazeta
A inflação e a retórica imediatista contra os juros. A última vez que o IPCA acumulado de 12 meses tinha ficado abaixo do limite superior de tolerância da meta de inflação havia sido em fevereiro de 2021. Desde então, a inflação disparou, recuou, mas não voltou a ficar abaixo do limiar máximo em que o avanço dos preços seria considerado aceitável – até agora. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
O fenômeno inflacionário brasileiro, infelizmente, tem se mostrado mais resiliente do que a retórica petista faz parecer. (...) Quem olha o quadro completo sabe que a inflação mantém sua força e que o acumulado de 12 meses só caiu porque os índices mais recentes estão substituindo avanços bem maiores ocorridos no ano passado.
O que mais você precisa saber hoje
Caça às assinaturas. Governo tenta última cartada para retirar apoios à CPMI do 8 de janeiro
Ameaça de invasões. Bancada do agro pede investigação e prisão preventiva do líder do MST
Bloco político. Lula sinaliza apoio à ofensiva da China para fortalecer os Brics e desafiar os EUA
Selic. Governo vai "arrumar a casa" com arcabouço fiscal e cobrará queda de juros, diz Tebet
Colunas e artigos
As implicações da Inteligência Artificial para a Medicina. Em março de 2023, médicos dos EUA publicaram um estudo demonstrando que o ChatGPT-3 e o ChatGPT-4 eram capazes de passar em uma prova de residência médica. Será que a ferramenta também pode ajudar na triagem e diagnóstico de pacientes? Leia mais no artigo de Rafaella Nogaroli, coordenadora do curso de especialização em Direito Médico e Bioética da EBRADI.
J.R. Guzzo fala sobre o presidente Lula e a compra de um sofá de R$ 65 mil para o Palácio do Alvorada.
Luciano Trigo comenta acusações de assédio contra o sociólogo Boaventura de Sousa Santos.
Para inspirar
Cineminha e pipoca para o final de semana. A Warner Brothers, uma das maiores produtoras de filmes e séries do mundo, comemora 100 anos de existência em abril. A Gazeta relembra cinco filmes do estúdio que marcaram época. Qual deles você quer rever neste final de semana?
Tenha um ótimo dia!
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast