Mudança na Lei das Estatais facilita indicação de Aloizio Mercadante a presidência do BNDES.| Foto: Fabián Mattiazzi/EFE
Ouça este conteúdo
CARREGANDO :)

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Em uma votação relâmpago, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto alterando a Lei das Estatais. A proposta reduz de 36 meses para 90 dias o período de quarentena para que pessoas indicadas para a presidência ou direção de empresas públicas possam assumir os cargos. Com isso, facilita a nomeação de Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Para o mercado, a mudança piora as expectativas sobre a condução da economia no futuro governo. Entenda por quê.

Publicidade

Medo da corrupção. Não bastasse a reação negativa do mercado financeiro, a proposta de mudança na Lei das Estatais remonta um período de livre aparelhamento das empresas públicas por partidos políticos. Saiba como isso prejudica o Brasil.

Opinião da Gazeta

O ataque às estatais já começou. Para que adiar o momento em que o PT voltaria a colocar sua mão gulosa sobre as estatais? Para não perder tempo valioso, a Câmara dos Deputados aprovou, na calada da noite e com tramitação relâmpago, um projeto de lei que altera o artigo 17 da Lei das Estatais. Veja um trecho da opinião da Gazeta

Bastou uma administração mais responsável para que várias estatais revertessem uma trajetória de prejuízos e voltassem a dar lucro. Mas, como o dinheiro não estava mais parando em certos bolsos (independentemente de a estatal ser lucrativa ou deficitária), era preciso derrubar as regras, intenção que o Centrão e o PT já haviam manifestado.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Orçamento secreto. A ministra Rosa Weber, relatora no Supremo Tribunal Federal (STF) das ações contra o orçamento secreto, votou pela extinção do mecanismo. Ela ainda rejeitou uma proposta apresentada pelo Congresso que prometia ampliar a transparência das emendas.

Publicidade

Investigação contra Bolsonaro. O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu uma investigação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados por “abuso de poder político”. No STF, Alexandre de Moraes disse que “ainda tem muita gente para prender”.

Giro pelo mundo. Em resposta à onda de protestos pelo país, o governo do Peru decretou estado de emergência pelo período de 30 dias. Na Europa, a Rússia adota medidas para tentar resolver a pior crise de mão de obra em décadas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Copa do Mundo 2022

França e Argentina decidem o título. Confirmando o favoritismo, França e Argentina vão decidir a Copa do Mundo do Catar no próximo domingo (18). Os franceses chegaram à decisão após uma vitória por 2 a 0 que colocou fim à bela saga de Marrocos.

O que mais você precisa saber hoje

Partidos políticos. Qual é o tamanho da base aliada e da oposição a Lula no Congresso, e quem ainda não se decidiu

Publicidade

Câmara dos Deputados. Relator do Estatuto do Nascituro adia votação para avaliar projeto de deputadas pró-aborto

Engajamento profundo. Genética avança em previsões sobre o comportamento político dos indivíduos

Colunas e artigos

Livros infantis ensinam gênero. Uma empresa norte-americana que costumava infundir coragem nas meninas por meio do ensino da História hoje diz que elas podem mudar o próprio gênero. Artigo de Virginia Allen mostra a coleção de livros infantis que ensina gênero.

Ilona Becskeházy explica por que a sociedade brasileira não está apta a formar as novas gerações.

Daniel Lopez mostra como estamos prestes a encarar a Guerra Mundial Z.

Publicidade

Para inspirar

Casa em “V” junto à natureza. Em meio à natureza e tendo um rio como vizinho, a Casa de Campo FSB foi projetada a partir dos diferenciais do terreno. Conheça o projeto que dispôs a construção em “V” para aproveitar vista, iluminação e ventilação naturais.

Tenha um ótimo dia!