Bom dia!
Segundo Sergio Moro, o material obtido com a prisão dos supostos hackers será destruído. Segundo Marco Aurélio Mello, só um juiz pode decidi a destruição das mensagens. Segundo a Polícia Federal, o material apreendido será mantido em sigilo e a Justiça é quem deve decidir o que fazer. Fato é que, três dias depois da operação Spoofing, há mais perguntas do que respostas sobre o caso. Kelli Kadanus aponta quais questões ainda estão abertas e Renan Barbosa responde o que pode acontecer com Glenn Greenwald se for provado que os hackers detidos são a sua fonte.
- O Congresso pretende mexer nas novas regras para o saque do FGTS apresentadas na quarta (24) pelo governo. Como as normas estão no formato de MP, o texto deve passar pelo Legislativo em até 120 dias – e os parlamentares já conversam sobre as mudanças que querem propor.
- O STF determinou que a Petrobras forneça combustível aos dois navios iranianos que estão parados no Porto de Paranaguá desde o começo de junho. Mas o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que a Petrobras corre risco de ser punida pelos Estados Unidos caso faça o abastecimento, devido a sanções americanas contra o Irã.
- Ontem, Dia do Escritor, uma movimentação nas redes sociais denunciou o descaso com a memória de um dos maiores autores da literatura brasileira: a casa de Guimarães Rosa em Belo Horizonte estaria sendo demolida. Aléxia Saraiva foi atrás para entender em que pé está a casa do autor de Grande Sertão: Veredas.
- Já imaginou qual seria atualmente o preço de carros populares dos anos noventa, como o Corsa, o Fusca e o Mille? Renyere Trovão não só imaginou como fez as contas – acho que você vai se surpreender.
Opinião da Gazeta
No editorial desta sexta (26), a Gazeta comenta os dados divulgados na quinta pelo Ministério da Economia sobre o aumento modesto, mas esperançoso, dos índices de emprego no Brasil:
Números que merecem comemoração, mas sem perder de vista o tamanho da mazela que ainda aflige o país. Nunca é demais relembrar o célebre “índice de miséria” criado pelo economista norte-americano Arthur Okun, e que soma inflação e desemprego. Okun concluiu que, a partir do momento em que essa soma supera 12, um país começa a ter problemas sérios de bem-estar social, com efeitos nocivos sobre a economia e a sociedade. A equivocada “nova matriz econômica” petista conseguiu a proeza de estourar o limite estabelecido por Okun de duas maneiras diferentes.
Imagem do dia
Lá fora
Pelo 10º ano consecutivo, Viena foi escolhida a melhor cidade do mundo para se viver. Na HAUS, Luan Galani explica em detalhes o que torna a capital austríaca tão especial.
- O papa Francisco nomeou nesta quinta (25) uma jornalista brasileira como sua vice-porta-voz. É a segunda vez em que uma mulher e a primeira em que alguém da América Latina assume o cargo.
- Na Nicarágua, a Igreja Católica está sendo alvo do governo do ditador Daniel Ortega. Forças de segurança cercam igrejas durante a missa e padres sofrem assédio e ameaças de morte.
As dicas que só a Gazeta traz
Guilherme Rodrigues, colunista do Notas Báquicas, do Bom Gourmet, participou de uma degustação de 9 safras do melhor vinho tinto da Espanha e conta como foi.
- No Sempre Família, William Bilches responde por que existem problemas de relacionamento que não podem esperar o casamento para serem resolvidos.
Tenha um ótimo fim de semana!
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo