Bom dia!
No último domingo (20), a Venezuela foi às urnas e reelegeu o ditador Nicolás Maduro para mais um mandato de seis anos. O herdeiro de Hugo Chávez deixou claro que entre o bolivarianismo de Caracas e a democracia, o primeiro ‘tem direitos mais largos’.
Confirmando isso, o mais correto é dizer que só uma parte do país foi às urnas. Enquanto a grande maioria dos líderes da oposição foi impedida de participar do pleito, a abstenção dos eleitores venezuelanos chegou a 54%.
Comentando a reeleição do ditador Nicolás Maduro, o Editorial da Gazeta do Povo denunciou a nova farsa na Venezuela:
Milícias levaram votantes até as urnas, o que é proibido pela lei eleitoral, locais de votação ficaram abertos além do horário previsto, chavistas instalaram “pontos vermelhos” para checar o comparecimento dos eleitores, que votavam sob ameaça de terem seus benefícios sociais cortados pelo governo.
Para fechar o tema... A ‘mágica’ que reelegeu Maduro não deve solucionar a grave crise por que passa o país. Todavia, a alta do Petróleo e o envio de dinheiro por parte dos refugiados podem significar um alento temporário para a economia venezuelana.
Carga tributária?
Pelos altos preços dos combustíveis, os caminhoneiros autônomos iniciaram uma paralisação em todo o Brasil, afetando o tráfego em 18 estados da federação. A principal reivindicação da categoria é de que seja reduzida a carga tributária sobre o diesel, que representa quase a metade do seu valor na refinaria. Entenda a escalada dos preços nas bombas dos postos do Brasil.
Por enquanto... O Porto de Paranaguá deu um exemplo dos impactos da paralisação: embora o trânsito de veículos com grãos esteja afetado, o carregamento de navios segue operando normalmente.
Pelo debate de ideias
Diante da nova parceria entre o Facebook e as agências de checagem, Leonardo Mendes Júnior, diretor de redação da Gazeta do Povo, discutiu a liberdade de expressão, as agências de checagem e o bom debate:
Qualquer trabalho de checagem deve ser feito com critérios claros e rigorosos de objetividade, evitando margem para que a subjetividade ou visões ideológicas contaminem a avaliação final sobre a veracidade de uma informação. Isso vale para o trabalho diário de uma redação. Vale para direita, esquerda, centro ou qualquer outro espectro ideológico.
Na cabeça do candidato
Em uma palestra no Rio de Janeiro, o pré-candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) falou sobre a reforma trabalhista, a possibilidade de privatização da Eletrobras, as invasões de terras e outros temas da economia brasileira.
Ainda por aqui... Você sabe quem o PSL acabou de convidar para concorrer a uma vaga de deputada estadual em São Paulo? Duas dicas: ela é é mãe e é policial miliar.
Porte de arma
Diante da possibilidade de afrouxamento das atuais regras do Estatuto do Desarmamento por um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, você já se perguntou sobre quais são as propostas dos pré-candidatos à Presidência da República para o tema? A Gazeta do Povo fez um resumo para você.
Nova rota
Jéssica Sant’Ana contou como deve ser a nova cara da Embraer após o acordo com a Boeing.
Indústria espacial
O projeto-piloto do primeiro satélite 100% nacional a ser lançado começou a ser desenvolvido. Quais serão os seus principais usos pelo Brasil?
Lanterninha
Seguindo um movimento iniciado pelo banco Santander, o Itaú Unibanco acabou de anunciar uma nova redução nos juros que pratica para o financiamento imobiliário. Com isso, a Caixa Econômica voltou a ter a maior taxa de crédito imobiliário do mercado.
Nada de filas
Descubra como fazer o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição sem ter que sair de casa.
Sob ameaça
Um levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelou que não é só o cidadão comum que é vítima da onda de violência que acomete o Brasil: pelo menos 110 juízes estão sob ameaça. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, tem respondido à crise por meio de iniciativas inovadoras:
Para conscientizar os magistrados sobre a importância de cuidarem da própria integridade física, a gestão da ministra Cármen Lúcia elaborou um guia com recomendações para os deslocamentos feitos a pé e em veículos, além de dicas para o comportamento no ambiente de trabalho e nas redes sociais.
Sob ameaça (x2)
Depois do último tiroteio em uma escola de ensino médio no Texas, Steven P. Bucci, apresentou os 4 passos para se ter mais segurança nas escolas:
Alguns (erroneamente) apenas dizem "proíba armas", ou pelo menos aquelas que eles não gostam. Outros (receio que também erroneamente) dizem que basta colocar mais armas nas escolas.
Na Islândia
O maior assalto que já ocorreu no país certamente daria um filme: US$2 milhões em computadores mineradores de bitcoins roubados e suspeitos fugindo em um avião no qual também viajava a primeira-ministra do país. Não deixe de ler essa história.
Nos Estados Unidos
Após anunciar 12 pontos que permitiriam a formação de “acordo melhor” sobre a situação nuclear do Irã, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, afirmou:
O Irã nunca mais terá carta branca para dominar o Oriente Médio.
No Paraná
Quadro Negro. Já chegam a 160 contratos que foram colocados sob suspeita pelo governo do Paraná. Confira os infográficos que explicam a evolução e os objetos das sindicâncias que estão sendo realizadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
E o engenheiro civil Maurício Fanini, principal réu da Quadro Negro, já tem data marcada para prestar depoimento na Justiça do Distrito Federal.
Não é a geada. Enquanto o frio atinge uma parte cidades do estado, no campo paranaense, é outro o fenômeno climático que está tirando o sono dos fazendeiros.
Atenção! Segundo a Capitania dos Portos, estão previstas ondas de quatro a seis metros de altura no litoral do estado. A ressaca já deu sinais na região de Matinhos.
Em Curitiba
Mãe e filho. Conheça uma carvoaria que mantém funcionários como escravos na área rural de Tunas do Paraná. Uma das funcionárias, Alaídes Cordeiro de Paula, de 56 anos, afirmou:
Se a gente não é escravo, eu não sei quem é. A gente não tem uma bola de ferro amarrada no pé, mas só faz trabalhar.
Limpeza. A Prefeitura enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê o perdão de alguns débitos provenientes do não pagamento de impostos. Algumas dessas dívidas datam da década de 1970, mas ainda não há uma previsão de quantos devedores serão beneficiados.
No Centro. Um morador de rua encontrado morto na Praça 19 de Dezembro pode ser a primeira vitima fatal do frio que chegou à capital paranaense.
Um bom dia!