Bom dia!
A Gazeta do Povo publicou na sexta (23) uma entrevista exclusiva com Deltan Dallagnol – a mais longa que ele concedeu desde o início da Lava Jato. Na conversa de mais de duas horas com Kelli Kadanus, Fernando Jasper e Fernando Martins, o procurador afirmou que tanto o Congresso quanto o STF – e também a presidência da República – vêm tomando ações que ameaçam a continuidade da operação. Ele também comentou os supostos diálogos publicados pelo The Intercept Brasil e sublinhou que, se a sociedade quer mudanças, não pode esperar que a Lava Jato resolva tudo. Você pode conferir a entrevista em vídeo, áudio e texto.
- Anderson Gonçalves explica tintim por tintim como funciona o financiamento do cinema nacional. Ele conta ainda qual é o retorno dessa indústria para o país, como funciona a Ancine e de que jeito essa relação entre Estado e indústria cinematográfica acontece em outros países.
- Apesar de viver trocando farpas com lideranças latino-americanas de esquerda, Jair Bolsonaro (PSL) mantém uma ótima relação com Evo Morales. Existe um motivo muito claro para isso, que Leandro Desideri esclarece para você.
- Só três estados do Brasil não saem no prejuízo com as empresas estatais estaduais. Jéssica Sant’Ana mostra a situação de cada estado e o tamanho do rombo que essas empresas causam nas suas contas.
Opinião da Gazeta
No editorial desta segunda (26), a Gazeta do Povo comenta a decisão da procuradora-geral da República de prorrogar, pela quinta vez, os trabalhos da Operação Lava Jato – que do contrário seria descontinuada em setembro:
Ao prorrogar os trabalhos da força-tarefa, Raquel Dodge demonstrou que não deixou as desavenças entre ela e os procuradores de Curitiba se sobreporem aos interesses do país.
Imagem do dia
Lá fora
Donald Trump estava a fim de comprar a Groenlândia. Um professor universitário do Alasca conta como foi a última vez em que os Estados Unidos compraram uma parte do Ártico.
- Conheça quatro motivos pelos quais os Estados Unidos não têm superioridade militar na Ásia.
Aprofunde-se
Quem lacra não lucra – e isso vale também para a direita. Gustavo Nogy rememora, no contexto das queimadas, o preço dos devaneios conspiratórios e da cortada de cabelo de Bolsonaro. Já Mario Vitor Rodrigues suspira: se pelo menos o governo flertasse com o bom senso, as coisas seriam diferentes – e a imagem do país lá fora não estaria tão arranhada.
- Tatiana Palermo comenta os riscos presentes na hipótese aventada pelo governo de desembarcar do Mercosul caso Fernández e Kirchner vençam as eleições argentinas – o que seria uma espécie de Brexit sul-americano.
- Guilherme Grandi foi até o litoral paranaense para mostrar para a gente o melhor da culinária caiçara em uma reportagem em vídeo imperdível.
- A Haus recebeu arquitetos e designers para um encontro com a presença do diretor do principal prêmio de design do mundo, o iF Design Awards. Confira como foi.
As dicas que só a Gazeta traz
Carla Rocha e Flávia Alves listam as substâncias de produtos de beleza que são proibidas durante a gravidez.
- Você tem receio de usar temperos fortes como curry, coentro e gengibre? Marina Fabri mostra como usá-los de um jeito adequado.
Para começar o dia inspirado
Ideias simples podem ser transformadoras. Trinta e cinco anos atrás, o engenheiro agrônomo Luciano Cordoval de Barros reparou no jeito como surgiam pequenas barragens naturais depois de enxurradas. Depois de dez anos de pesquisas, lançou o Projeto Barraginhas, com o intuito de multiplicar pequenas barragens de 16 metros de diâmetro pelo sertão. É como plantar chuva. Hoje estima-se que há mais de dois milhões de barraginhas pelo país – o número de pessoas impactadas é incalculável. João Rodrigo Maroni conta essa história.
Uma ótima semana para você!