Bom dia!
Para começar. Antes de tudo, um excelente 2020, com ótimas notícias! E, por falar em ano-novo, preparamos várias reportagens com tudo o que você pode esperar para 2020.
- Na sua vida. Entre as muitas decisões do governo Bolsonaro em 2019, pelo menos quatro vão impactar de fato a vida dos brasileiros em 2020. A reforma da Previdência foi a maior delas, com definição de idade mínima, regras de transição para quem quer se aposentar e novas alíquotas de contribuição. Clique aqui para ler a reportagem de Camila Abrão, com as decisões do presidente que devem influenciar o nosso 2020.
- Nas rodovias. Estão previstos os leilões de sete rodovias localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o trecho mais aguardado pelo mercado. Leia aqui, na reportagem de Jéssica Sant’Ana.
- Na política. Jair Bolsonaro inicia o segundo ano de governo em busca de uma marca na área social. Por ora, os planos preveem reformular programas criados durante gestões petistas. Continue a ler a reportagem completa.
- Na economia. As previsões mais importantes se referem às principais variáveis que comandam o crescimento econômico e o desenvolvimento social, entre as quais se destacam o PIB, o nível de emprego, a inflação e a taxa de juros.
O mais importante de ontem no Brasil
- Faixa da discórdia. Entenda a polêmica entre Lula e o dono da Havan em 5 pontos
- Vídeo. Porta dos Fundos: suspeito de ataque diz que humoristas são ‘intolerantes’
- Cirurgia. Aécio Neves tem alta depois de passar por cirurgia às pressas em Florianópolis
- Tragédia. Explosão mata duas pessoas e deixa 11 feridos no Complexo do Alemão, no Rio
- Oportunidade. Paraná começa o ano com 50 concursos abertos
Nossa visão
Nossa opinião. Nosso editorial sobre política externa, amizades e interesses mostra que, definitivamente, a intolerância não é uma boa receita de progresso nas relações internacionais.
"Diferenças, divergências e conflitos de interesses são normais, e amizades pessoais jamais vão se sobrepor aos interesses nacionais"
Sem ser unanimidade, Bolsonaro terminou 2019 com bons resultados. E duas áreas mostram de forma mais evidente o sucesso do governo: a economia e a segurança pública. Em outra frente, a da desburocratização e da redução do tamanho do Estado, o governo também acumulou vitórias.
“Bolsonaro pode afirmar que sua escolha em terminar com o 'toma-lá-dá-cá' da indicação de ministros, mesmo com um ou outro erro, foi uma decisão acertada."
Opinião. Pedro Menezes mostra que 2019 foi um grande ano para o liberalismo: “Como já ocorreu em diversos momentos da história, o liberalismo venceu, mas a vitória não passou apenas pelas mãos dos liberais. Se continuarmos insistindo no caminho das reformas pró-mercado, mantendo a democracia, podemos chegar ainda mais longe".
Notícias internacionais
Previsões. No que ficar de olho na política internacional em 2020
Resposta. EUA enviam mais tropas para o Oriente Médio após ataque à embaixada no Iraque
Perfil. Conheça a história de Carlos Ghosn, o executivo brasileiro que fugiu do Japão
Para inspirar
Neuroengenheira com especialização em biônica, cibernética, biorobótica e integração entre seres vivos e máquinas. Esse é o currículo acadêmico de Michele Souza, curitibana de 41 anos que cria tecnologias para ajudar a construir um mundo melhor. Ela não trabalha com assistencialismo, mas com acessibilidade. Clique aqui para continuar a ler a reportagem de Iara Maggioni.
Tenha um ótimo dia!
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Idade mínima para militares é insuficiente e benefício integral tem de acabar, diz CLP
Processo contra Van Hattem é “perseguição política”, diz Procuradoria da Câmara
Deixe sua opinião