Bom dia!
Para começar. Por que os estudantes brasileiros continuam entre os piores do mundo? A notícia parece velha, mas infelizmente não é. No último levantamento do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil figura mais uma vez entre os últimos da lista de 79 países. Ficamos em 57° lugar em leitura, 66° em ciências e em 70° em matemática. Nos últimos 10 anos, fora uma ligeira melhora em leitura, as notas do Brasil continuam estagnadas. Clique aqui para ler a reportagem de Cristina Graeml.
Aliás. Alexandre Garcia opinou sobre o resultado do Pisa: De Paulo Freire a MateMarx, as boas notícias ofuscadas pelo ensino escolar.
Entrevista exclusiva. Mudando de assunto, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, recebeu a Gazeta do Povo para uma entrevista exclusiva, em que abordou a polêmica do momento: o tuíte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a taxação de aço do Brasil. Outros assuntos controversos para a diplomacia brasileira, como a situação da Venezuela e a classificação do Hezbollah como grupo terrorista, também foram abordados. Veja a entrevista feita por Leonardo Desideri e Kelli Kadanus.
O mais importante de ontem no Brasil
- Decisão. TSE aceita assinatura digital para criar partidos, mas decisão não tem efeito imediato
- Paraná. Em meio a protestos, comissão aprova PEC da aposentadoria dos servidores
- Proposta. Bônus para servidores e menos férias para juízes: o que há no relatório da PEC Emergencial
- Alta. Economia brasileira cresce pelo segundo trimestre seguido; alta foi de 0,6%
Nossa visão
Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o protecionismo do presidente norte-americano, Donald Trump, que mira o Brasil. Pressionado por um processo de impeachment no Congresso e já em campanha para se reeleger no ano que vem, Trump resolveu abrir um novo front de suas guerras comerciais – aquelas que são “boas e fáceis de vencer”, como afirmou no Twitter no início de 2018 – e mirou Brasil e Argentina. Trump anunciou, na segunda-feira (2), sua intenção de retomar sobretaxas sobre importações norte-americanas de aço e alumínio provenientes dos dois países.
“Guerras comerciais sempre deixam alguns poucos vencedores e muitos perdedores”
Decisão. A Anvisa vetou o cultivo de maconha no país para fins medicinais e, após a decisão, um juiz autorizou o plantio de “erva similar”. Isso você deve ter lido. Agora, te convidamos a ler dois conteúdos que você só encontra aqui:
Mundo
A Coreia do Norte inaugurou uma cidade criada para ser uma "utopia socialista". A ideia não é nova, outros países socialistas já planejaram cidades similares - que hoje estão degradadas após crises. A nova cidade norte-coreana, construída perto de uma montanha sagrada, serve também como uma celebração de Kim Jong-un. Veja fotos.
Ainda na ditadura norte-coreana, Kim Jong-un ameaçou os Estados Unidos com um "presente de Natal" indesejado. O país já lançou mísseis balísticos e testou armas em feriados americanos como provocação. Entenda clicando aqui.
Para inspirar
Com 10 minutos diários você pode ajudar seu filho a desenvolver o hábito da leitura. Isso mesmo. A leitura repetitiva ativa a audição, a visão e o toque das crianças, tornando mais fácil o reconhecimento de palavras familiares. Veja aqui as dicas do Sempre Família.
Tenha um ótimo dia!
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro